Conceito fluxograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário - Parmênides

Quais são os dois caminhos para o pensar a partir do fragmento 2? Explique, de modo exemplificativo, as fórmulas de Parmênides.

Fragmento 2:
[Desenho]
“Vamos lá” – eu interrogarei, tu porém, auscultando a palavra, cuida que caminhos únicos do procurar são dignos de serem pensados: um, que é e que não-ser não é; é o caminho da obediência, (pois segue odesvelar-se). O outro, que não é, e que necessariamente não-ser é, este caminho eu te digo em verdade ser totalmente insondável como algo inviável; pois não haverias de conhecer o não-ente (pois este não pode ser realizado) nem haverias de traze-lo à fala”.


Os dois caminhos para o pensar são:

- Caminho da Alêtheia: seria o caminho da verdade, da obediência, da aceitação. É o que é e nãopode não ser; o ser é e não é possível que deixe de ser – por exemplo, uma árvore: é uma árvore e não pode não ser uma árvore – a árvore não pode ser outra coisa a não ser ela mesma, pois esta é em sua totalidade – ou seja, tem todas as suas características de ser uma árvore. É a afirmação do ser. E é o único caminho que podemos chegar à verdade, que é o caminho do pensar o ser. Característicasdeste caminho: pensamento, afirmação, realidade, verdade.

- Caminho da Doxa: seria o caminho da opinião, onde não há nenhuma certeza; o ser não é e é necessário que não seja – este é um caminho inviável para o pensamento, pois não podemos conhecer o que não é, nem declará-lo. Por exemplo: não podemos distinguir o não-ser de uma árvore, pois considerar o não-ser desta, é ter que considerar todasas outras coisas, não é possível saber o que é uma não-árvore; é uma extrema indefinição, pois pode ser qualquer coisa; a imensidão de possibilidades para dizer uma não-árvore é muito indefinida. Aqui, temos a negação do ser – este é um caminho fechado. É inviável para o pensar, pois não é possível conhecer uma entidade negativa, não é possível apontá-la, por ela poder ser uma infinidade de coisas.Características deste caminho: pensamento, negação, irreferencialidade/inexistência, falsidade.

Há uma estreita relação entre os dois caminhos, pois um é do campo da afirmação e o outro da negação. Logo, a conseqüência do pensar é que só se é possível afirmar ou negar, logo, concluímos em três instâncias:

A afirmação é igual à afirmação e a negação é igual à negação;
A afirmação édiferente da negação;
Entre a afirmação e a negação não existe meio termo.

Diante de tais argumentações, podemos concluir que, conforme o Fragmento III, que o mesmo é pensar e ser, pois só existe o que pode ser pensado.



Quais são os possíveis sentidos do verbo enai (ser) do fragmento 2? O que podemos saber: como entender o ser?

Para entender os possíveis sentidos de enai,recorreremos a tradução do verbo grego; este pode ter três acepções:

Predicativa: como por exemplo, a árvore é bonita;
Identitativa: como por exemplo, a beleza é bela;
Existencial: como em “os deuses são: eisin – existem).

Então, para Parmênides, os sentidos do verbo ser (enai) está ligado diretamente ao pensar (noein), como ele descreve no fragmento 3: “ ... pois o mesmo é pensar eser ”. O fragmento 3 seria uma conclusão lógica do fragmento 2.

Logo, partindo de uma explicação do fragmento 2, o ser, aquilo que é, que está no caminho da alêtheia, tanto pode designar propriamente o nome daquilo que é (função denominativa) como manifestar o atributo específico pelo qual aquilo que é (função descritiva). Para Parmênides, o pensamento é enquanto uma imanência identificadora,pois pensar e ser é o mesmo.

Podemos entender o ser então através do domínio em que a afirmação, a realidade e a verdade coincidem. O “ser”, o enai, é tudo aquilo a que se pode chegar a partir do pensar. Logo, este é o único pensamento possível: todo o pensamento, o único lugar onde o discurso e a realidade se encontram: a verdade (tal como na afirmação “é” coincidem a predicação, a...
tracking img