Conceito dos tipos ideiais de weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Conceito de Tipos Ideais
O Tipo Ideal é um instrumento metodológico de análise, no qual se pode construir um quadro ideal do objeto a ser estudado, a fim de medir ou comparar a realidade efetiva controlando aproximação ou distanciamento com relação ao modelo.
São três características fundamentais que definem as possibilidades e limites do tipo ideal: A racionalidade, a unilateralidade e ocaráter utópico;
Porque diante da realidade infinita do mundo humano, a elaboração da pesquisa permite escolher certas características do objeto que são relacionadas de modo racional, mas que sempre acentuam unilateralmente os traços considerados mais relevantes para a explicação. Neste sentido, o Tipo Ideal existe como utopia pois difere da repetição da realidade de maneira reflexiva.

AObjetividade do Conhecimento
Para compreendermos a objetividade do conhecimento torna-se necessário estabelecer a diferença entre os julgamentos de valor e o saber empírico.
Os julgamentos de valor - nascem de necessidades e considerações práticas historicamente colocadas, as quais se apresentam ao cientista que procura selecionar e sugerir a adoção de medidas que têm a finalidade de solucionar aquiloque foi definido, por ele ou por outros, como problema;
O saber empírico nunca deve propor-se a estabelecer normas, ideais e receitas para a praxis, nem dizer o que deve ser feito, mas o que pode ser feito, e que, afinal, resulta de uma busca de respostas através do uso dos instrumentos mais adequados.
A ciência é um procedimento altamente racional que procura explicar as conseqüências dedeterminados atos, diferentemente da condição política e prática que se vincula a convicções e deveres.
O autor relata a existência de 2 caracteres fundamentais que se relacionam com o conceito de ciência no período moderno: A neutralidade das ciências com relação a seus objetos; A importância do objeto estudado para a história do conhecimento humano, visando a teleologia referencial de toda disciplina.Conclui que a ciência é hoje, uma vocação organizada em disciplinas especiais a serviço do auto esclarecimento e conhecimento de fatos inter-relacionados.
A posição dos cientistas deve estar vinculada a capacidade de distinguir entre o sentido do conhecer e do julgar, cumprindo o dever científico de observar a verdade dos fatos, como o dever prático de defender os próprios ideais.


açãoSocial
A Sociologia é, para Weber, a ciência "que pretende entender, interpretando-a, a ação social, para dessa maneira, explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos.
O conceito de ação social é, portanto, um dos mais importantes da Sociologia de Weber. Ele o define como uma conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa, o qual orientaseu próprio comportamento, tendo em vista a ação - passada, presente ou futura - de outro ou de outros que, por sua vez, podem ser "individualizados e completamente desconhecidos. A explicação sociológica busca compreender o sentido, o seu caráter social.
Pode-se dizer, portanto, que as ações serão tanto mais previsíveis quanto mais racionais. Para compreendê-las, o sociólogo constrói um modelode desenvolvimento da conduta racional e, a partir dele, interpreta outras conexões de sentido, sejam aquelas irracional e afetivamente condicionadas ou as que sofreram influências irracionais de toda espécie, tomando-as como desvios do modelo constituído.
Weber trabalha com uma elaboração limite, que chama de tipos puros ou ideais. Ele constrói quatro tipos "puros" de ação social: a açãoracional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação tradicional e a ação afetiva.
O sociólogo capta intelectualmente as conexões de sentido racionais, as que alcançam o grau máximo de evidência. Isto não ocorre com a mesma facilidade quando valores e afetos interferem nas ações. Nesses casos, a explicação sociológica encontra limites.

Os Tipos Puros de Ação Social
A ação de...
tracking img