Karl max

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
KARL MARX
Este pensador alemão viveu de 1818 a 1883, sua vida foi de intensa produção científica, sempre aliada à prática. Marx não via a possibilidade de separar a teoria da prática.
Para este autor a consciência humana é determinada pela sua vida material. Vamos ver o que o próprio Marx escreve a respeito disto:
"O resultado geral ao qual cheguei, e que, uma vez adquirido, serviu de fiocondutor aos meus estudos, pode ser formulado brevemente assim: na produção social de sua existência, os homens entram em relações determinadas, necessárias, independente de suas vontades, relações de produção que correspondem a um grau de desenvolvimento determinado de suas forças produtivas materiais. O conjunto destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a baseconcreta sobre a qual se ergue a superestrutura jurídica e política e à qual correspondem formas de consciências sociais determinadas. O modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é inversamente seu ser social que determina sua consciência." (MARX, Karl. Contribuição à crítica daeconomia política)
Para Marx o importante principal é partir do real, e o que parecer de mais concreto no homem do que a forma como ele produz a sua existência?
"A primeira premissa de toda história humana é, naturalmente, a existência dos indivíduos humanos vivos". E como estes indivíduos transformam a natureza para comerem, abrigarem-se, fabricarem utensílios, etc. Essas relações sociais de produçãodeterminam todo o resto da sociedade.
Apesar de chegar a este "resultado geral", Marx terá um objeto de estudo muito claro: A SOCIEDADE CAPITALISTA.
Como esta sociedade produz e reproduz a sua existência e a partir daí percebe que no capitalismo as relações se resumem à relação de duas classes distintas e antagônicas, a saber: A burguesia e o Proletariado.
A PRODUÇÃO DA MAIS-VALIA
"(...) oresultado mais imediato trazido pela máquina é o aumento da mais-valia". (Marx, Karl. O capital)
 O que é isto que Marx chamou mais-valia e porque ela aumenta com as máquinas?
 Vejamos como Nelson Tomazi nos ajuda em seu livro Iniciação a Sociologia."O trabalhador, ao assinar um contrato para trabalhar numa determinada empresa, está dizendo ao seu proprietário que se dispõe a trabalhar, porexemplo, oito horas diárias, ou quarenta horas semanais, por um determinado salário. O capitalista passa, a partir daí, a ter o direito de utilizar essa força de trabalho no interior da fábrica. O que ocorre, na realidade, é que o trabalhador, em cinco ou seis horas de trabalho diárias, por exemplo, produz um valor que corresponde ao seu salário, sendo o valor produzido nas horas restantes apropriadospelo capitalista; quer dizer, diariamente, o empregado trabalha duas horas de graça para o dono da empresa. O que se produz nessas duas horas a mais chama-se mais-valia" (p. 50).Ainda hoje é possível pensar em na figura da mais-valia?
Existe na sociedade atual "trabalho não pago"?A MERCADORIA
A mercadoria assume um caráter mítico e envolvente. Leia o trecho de "O capital - crítica da economiapolítica" de Karl Max, Disponível em: http://www.giovannialves.org/Ofetichedamercadoria_Marx.pdf.Vamos refletir:
A partir do texto de Marx que acabamos de ler, e também do Manifesto do partido comunista, por que na charge abaixo o homem pede ao outro CUIDADO? | |

MAX WEBER
Nasceu em 1864 e morreu em 1920, Weber é um escritor denso e rigoroso. Em resposta a um colega chocado com sua veemênciaem um debate Weber responde: "Exagerar é minha profissão".
Weber preocupou-se em estudar a sociedade capitalista, com especial interesse em como as idéias e os valores influenciam as mudanças sociais. As idéias, os valores e as crenças, para Weber têm o poder de ocasionar mudanças.
O objeto de estudo da sociologia proposta por  Weber está em entender a motivação por trás da ação social....
tracking img