Introdução

O âmago deste trabalho reside na teoria psicanalítica contemporânea de Erik Erikson. Esta teoria de ênfase dinâmica, também conhecida por teoria psicossocial enquadra-se no vastoquadro das teorias da personalidade. Em traços gerais é de se matizar que a personalidade é um conceito de índole dinâmica, global que vai entrosar com solidez factores biológicos específicos, como otemperamento e o carácter, apelando ao mesmo tempo para a unicidade e diferenciação do indivíduo e que

«[…] as teorias da personalidade são tentativas de formular ou representar aspectossignificativos do comportamento dos indivíduos e que a produtividade dessas tentativas deve ser julgada principalmente em termos de quão efectivamente elas servem como um estímulo para a pesquisa». (CalvinS. Hall; Gardner Lindzey; John B. Campbell, 2000: p.44)

O trabalho inicia-se com uma abordagem biográfica do douto seguindo-se o debruçar sob a sua teoria. Nesta, Erikson propõe uma concepçãode desenvolvimento em oito estágios psicossociais, perspectivados por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte, pertencendo as quatro primeiras ao período de bebé e deinfância, e as três últimas aos anos adultos e à velhice.
Na abordagem das etapas do desenvolvimento psicossocial de Erikson, daremos sem contudo olvidar as restantes, uma maior atenção à 5ªIdade (Identidade versus Confusão), pois como teremos oportunidade de confirmar o erudito prezava muito este estágio devido a ser uma fase fulcral na construção da identidade.
Cada estágio éatravessado então por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa, não sendo necessário perspectivar o termo crise com dramatismo, visto o mesmo servir

«[…] para designar um pontodecisivo e necessário, um momento crucial, quando o desenvolvimento tem de optar por uma ou outra direcção, escolher este ou aquele rumo, mobilizando recursos de crescimento, recuperação e nova... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Teoria de erik erikson. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-De-Erik-Erikson/101618.html

MLA

"Teoria de erik erikson" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-De-Erik-Erikson/101618.html>.

MLA 7

"Teoria de erik erikson." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-De-Erik-Erikson/101618.html>.

CHICAGO

"Teoria de erik erikson." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-De-Erik-Erikson/101618.html.