Weber e o pensamento sociologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Weber e o pensamento sociologico

A sociologia weberina reside no conceito de "ação social" e no postulado de que a sociologia é uma ciencia "compreensiva". O mundo natural e a realidade da vidasocial são conhecidos por weber como um conunto inesgotavel de acontecimentos, para ele, diferentemente das ciencias naturais, para as quais os acontecimentos sao realmente independentes do cdientistaque os analisa, nas ciencias sociais, os acontecimentos dependem fundamentalmente da postura e da propria ação do investigador.
Para Weber a realidade é conhecida como o encontro entre o homem e osvalores aos quis ele se vincula,e aos quais articulam de modos distintos no plano subjetivo. Os fatos sociais não sao coisas, pois este todo reside na intertação entre as partese não é possivel conhecertodas elas ao mesmo tempo,porque são muitas e porque se renovam o tempo todo.
A sociedade, para Weber, não é um bloco, é uma teia. Na seleção do fragmento a ser investigado, estarão presentes osvalores do investigador, que faz parte dessa sociedade ou de alguma outra. Trata-se de umprojeto subjetivo, o que, no entanto, não compromete a objetividade do conhecimento, desde que o investigador leveem conta os valores que ele atribui ao proprio ato social.
Para weber, a ação social ocorre quando um individuo leva os outros em consideração no momento de tomar uma atitude, de praticar uma ação.Para ele, sociologia compreensiva trata-se daquela que se refere à analise dos comportamentos movidos pela racionalidade dos sujeitos com relação aos outros.
O metodo de weber é individualista nãoporque ele preferia o individuo, nem muito menos a psicologia individual, em detrimento da sociedade, mas porque para ele o individuio constitui o unico portador de um comportamento privado de sentido,de intencionalidade.

O individuo e as instituiçoes sociais

O individuo, para weber, leva em consideração, no momento de agir, o comportamento dos outros, e é isso que faz da sua ação uma ação...
tracking img