Conceito de vida adulta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE SOBRE O CONCEITO DE VIDA ADULTA À PARTIR DE UMA REPORTAGEM ESCOLHIDA


A reportagem escolhida para falar sobre temas em torno dos quais a vida adulta esta sendo divulgada, oconceito de vida adulta vigente e concepção de desenvolvimento, foi uma reportagem da revista Marie Claire com o título de “A geração odisseia”.
Esse termo foi cunhado pelo colunistasocial americano David Brooks e exprime um grupo que quer viver diversas experiências antes de construir algo mais sólido. Basicamente, são pessoas entre 24 e 35 anos, que estãoocupadas demais explorando e experimentando para pensar em encontrar a profissão, a casa ou o relacionamento certos. E ainda nem pensa em ter filhos.
Nota-se que conceito de vida adultavigente na geração odisseia é bem diferente de épocas passadas, por exemplo, onde a mulher se casava unicamente com o objetivo de procriação, cuidar da casa, dos filhos e do marido, emresumo, ser dona de casa. Hoje, o conceito que esta sendo divulgado, neste caso específico sobre a vida adulta das mulheres, é bem diferente.
Brooks escreveu para o jornal 'The New YorkTimes' que havia quatro fases comuns na vida, o que se trata da concepção de desenvolvimento: infância, adolescência, idade adulta e velhice. 'Mas hoje há pelo menos seis: infância,adolescência, odisséia, idade adulta, aposentadoria ativa e velhice. A reportagem menciona que talvez a sociedade nomeie uma nova fase de desenvolvimento. Ou seja, adotar uma nova geraçãoque é velha demais para ser chamada de adolescente, mas não pode ser exatamente classificada de adulta (e que na verdade não quer ser pois significa ficar preso a compromissos por todauma vida) – a geração Odisseia, que significa viagem, jornada. ‘O principal objetivo dessa fase é tentar experimentar antes de assumir compromissos para toda a vida', diz Bernard Salt.
tracking img