Conceito de povo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Povo
O primeiro vislumbre da utilização do termo povo foi aquele que detinha o título da soberania democrática.
Possui um conceito equívoco, vago e condicionado por fatores como idioma, raça,história e cultura. Equívoco porque possui duas considerações distintas:
* O povo como formação natural:

Acreditava que a crença da raça era uma unidade de modo temporal e psíquico invariável atravésdos séculos.

* O povo como formação cultural:

Essa consideração criava uma teoria e uma pratica da politica construída de modo consciente sobre a peculiaridade de cada povo.

Povo XPopulação X Nação
Na contemporaneidade, percebe-se um conflito entre o emprego dos termos Povo, População e Nação e seus respectivos significados.
Povo é um conjunto de pessoas que agem segundo ideiasinteresses e representações de natureza jurídica, ou seja, visto como uma entidade jurídica. Há, todavia, quem designe como População esse elemento pessoal. Ora, População é mera expressão numérica,demográfica, ou econômica, segundo, que abrange conjunto das pessoas que vivam no território de um Estado ou mesmo que se achem nele temporariamente. Mas o fato de alguém se incluir na população de umEstado nada revela quanto ao vínculo jurídico entre a pessoa e o Estado, não sendo também necessária a constituição de uma vinculação jurídica especial para que alguém se inclua numa População. Assim,pois, não se concebe a utilização da expressão como sinônimo de Povo. Já Nação é quando há a consciência de pertencer ao conjunto e uma conexão da vontade política não bastando somente o sentimento decomunidade meramente étnica, ou seja, uma entidade moral.

Evolução Histórica e Jurídica de Povo

A noção jurídica de Povo é uma conquista bastante recente, a que se chegou num momento em que foisentida a necessidade disciplinar juridicamente a presença e a atuação dessa entidade mítica e nebulosa e, paradoxalmente, tão concreta e influente.

Ao longo do tempo, o vocábulo povo foi...
tracking img