Conceito de politica e democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 DEMOCRACIA

A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas, então, uma das cidades-estados mais importantes da época clássica.
Atenas e outras cidades-estados implantaram um sistema de governo por meio do qual todos os cidadãos livres podiam eleger seus governantes e serem eleitos para tal função, por umdeterminado período. Esse exercício democrático – do qual estavam excluídos os escravos, as mulheres e os estrangeiros – foi possível porque os cidadãos formavam um grupo numericamente reduzido e privilegiado. Como observamos a democracia foi excludente, mas explicitou a responsabilidade do cidadão livre de eleger representantes para traçar o destino do povo. No Brasil com o voto obrigatório eamplo a todas as categorias da população acima de 16 anos, essa responsabilidade não perdeu sua exigência, mas ampliou sua base de responsabilidade.
Desde seu surgimento na antiguidade clássica, o ideal democrático – aspiração dos homens e dos povos a assumir plenamente seu destino coletivo e sua responsabilidade política – manifestou-se de muitas maneiras diferentes. Como realidade política, noentanto, são escassos os exemplos históricos de sociedades ou grupos que tenham vivido de acordo com esse ideal. Os princípios básicos da democracia reafirmam o senso de responsabilidade para que ela produza seus frutos. Embora diversificados, refletindo a vida política, social e cultural de cada país baseando-se em valores fundamentais e não em práticas uniformes, podemos afirmar que são princípiosda democracia:
Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. É um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.
A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e dasminorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias. As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.
As democracias conduzemregularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.
A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistemajudiciário.
Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.
As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras deMahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

2.2 POLÍTICA

Existem múltiplas vertentes das teorias e ideologias políticas, as quais se podem resumir em dois grandes grupos: as políticas de Esquerda (como o socialismo e o comunismo), relacionadas principalmente com a igualdade social, e as políticas deDireita (como o liberalismo e o conservadorismo), que defendem o direito à propriedade privada e ao mercado livre. Para Aristóteles a Política é a ciência mais suprema, a qual as outras ciências estão subordinadas e da qual todas as demais se servem numa cidade. A tarefa da Política é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva....
tracking img