Trabalho de tge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“[...] o presente trabalho se constitui em uma tentativa de unir perspectivas micro e macroanalíticas com o objetivo de: 1) explicar o comportamento político que combina uma baixa adesão manifesta a valores ligados a políticas concretas, a governos, a governantes, ou sua efetividade com uma alta adesão manifesta a atitudes relacionadas com as características subjetivas do sistema (participação,eleições periódicas, democracia, igualdade, entre outras); e 2) debater a institucionalização entre nós de uma concepção de democracia que privilegia a sua forma, em detrimento de seu conteúdo. As duas perspectivas acima, devido às suas características, são apresentadas como dois paradoxos que merecem ser estudados. O que se pretende assim é buscar uma explicação de Cultura Política para ambos osfenômenos.[...]” (p.1)

O autor, utilizando de teses e argumentos de outros autores ao longo do texto, pretende buscar significados e chegar a uma analise mais profunda sobre a cultura política, em que terá como base evidente atitudes, normas, comportamentos e valores dos membros políticos de uma sociedade (abrangendo um campo de pesquisa social ) enfatizando a compreensão da democracia etambém o funcionamento das instituições políticas existentes.

“O conceito de Cultura Política foi originalmente introduzido pela obra fundacional The Civic Culture: political attitudes and democracy in five countries, de Gabriel A. Almond e Sidney Verba, lançada em 1963. A tese que embasa todo aquele trabalho é a de que existe uma relação causal entre a opinião da população e a possibilidade desurgimento do sistema democrático e sua estabilidade. É importante considerar que essa hipótese subverte o caminho usual da análise política até então: segundo ela, o centro explicativo da política deixa de ser as instituições políticas e passa a ser o eleitorado, com suas atitudes e ações (Baquero, Castro, 1996; Castro, 1996). “ (p.2)
É através da conquista popular social, que as pessoas passam aintervir no meio público, ajudando na tomada de decisões.............................................................................................................. Surge consequentemente a democracia em que ao invés da política ser voltada para o campo interno nas instituições, é palco de decisões dos cidadãos com o direito a opnar por melhorias, reformas e lutar por seus direitos através deações, atitudes e comportamentos ( cultura política ).


Chega um momento em que a participação popular passa a intervir no meio político, ajudando a escolher seus representantes e decidir o futuro da sociedade, nação, através do direito ao voto, surgindo então a democracia, membros de uma comunidade passam a ser cidadãos ativos que exercem sua cidadania. O autor faz referência a obra The CivicCulture: political attitudes and democracy in (A cultura cívica: atitudes políticas e democracia em cinco países), e retrata exatamente isto, a cultura política, atitudes e ações dos cidadãos nas relações púbicas, seus interesses e opniões ao assunto.


“[...] Segundo Baquero e Prá (1992, p. 6), o conceito de Cultura Política se refere ao processo através do qual as atitudes dos cidadãos sãoestruturadas em relação ao sistema político (grifos meus). O pressuposto básico do conceito de Cultura Política é que existe um comportamento político e que ele pode ser conhecido pelo uso de pesquisas e técnicas específicas. Em suma, essas técnicas permitiriam o conhecimento do comportamento do eleitorado e, em conseqüência, das relações existentes entre as opiniões sobre a democracia e a estabilidadedemocrática.” (p.2)

As decisões feita pelos cidadãos, esta ligada a cultura política que eles vivenciam e observam em seus governantes cotidianamente. É através desta que vão acomodando aos poucos e fazendo suas escolhas corretas, de modo que o candidato escolhido represente bem a sociedade.

COMENTARIO SOBRE O QUE COMPREENDEU Comentário (interpretação crítica pessoal das idéias...
tracking img