Embriologia- clivagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segmentaçao ou clivagem: Primeira fase do desenvolvimento embrionário. Ocorre logo após a formação da célula-ovo. É uma serie de divisões celulares sucessivas até a formação de um aglomerado MORULA.Cada uma das células resultantes das mitoses recebe o nome de BLASTOMEROS. Estes migram para a periferia, forma-se uma cavidade no interior da mórula e a estrutura passa a se chamar BLÁSTULA. Orevestimento da da blástula é BLASTODERME, a cavidade BLASTOCELE que é preenchida por líquidos.
Blastula = Blastocisto
Revestimento(única camada de c) = Trofoblasto
Segmentação holoblástica igual-blastômeros resultantes da clivagem são do mesmo tamanho.
(3ª s) Gastrulação:aparecem folhetos embrionários e formação da GÁSTRULA (inicio de um tubo digestivo)= as células de um dos polos da blástulasofrem invaginaçao até que encostem nas células do polo oposto, com isso a blastocele desaparece, originando uma nova cavidade ARQUÊNTERO (intestino primitivo) que se comunica com o exterior por meiode um orifício BLASTÓPORO(vira boca-protostômio ou ânus-deuterostomio). De dois folhetos ECTO + MESO posteriormente viram ECTO+MESO+ENDO (triblásticos)
Fomação da linha primitiva: proliferação dascélulas do epiblasto para o plano mendiano. Já é possível identificar o eixo cefálico-caudal, dorsal, ventral...A extremidade cefálica se prolifera e forma nó primitivo/hensen, por esse nó as células doepiblasto migram para formar a notocorda. Na linha primitiva forma um sulco primitivo(lá as células do epiblasto migram para formar uma nova camada entre epiblasto e hipoblasto) Migração das célulasdo epiblasto pela linha primitca formam o mesoderme, algumas células deslocam o hipoblasto e formam o endoderme, e no nó uma fosseta primitiva.
A mesoderme não consegue interpor entre a ecto e endo em2 regioes- Memb Bucofaringea/cloacal
Ecto= Epiderme, S Nervoso, Revest bucal,nasal,anal
Medo=Derme, S Musc, S cardio, Esqueleto, S urogenital
Endo= Epitélio e g do tubo digestivo, ept s...
tracking img