Conceito de poder para foucault

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Sociologia
1- O que é poder para Foucault?
2- Qual a importância dessa definição de poder?

Respostas:
1- A consideração de poder paraFoucault sofreu alterações durante o decurso do tempo, especialmente pós-revolução industrial e francesa. Antes desses eventos, o poder se mostrava como forçacoercitiva e direcionada, era objeto de intimidação por parte do soberano, ou seja, era explicito, centralizado na figura do soberano, logo, atuante na sociedade que porele era oprimida.
Contudo, com a emergência da sociedade capitalista e a derrubada da figura do soberano, surgiu também uma nova concepção de poder que se tornoumuito mais enraizado na sociedade, que agia por seus próprios meios, sem que fosse preciso a periódica afirmação do mesmo. É o caráter disciplinar do poder que molda osujeito sem que este perceba. Passava então a se tornar um poder capilar, que permeava todas as esferas da sociedade. Tornava-se então, um poder abstrato, implícito,pois era totalmente presente nas relações da sociedade e mesmo assim não era perceptível aos olhos da mesma. Não era mais localizado na figura de um só sujeito,assim, se tornando extremamente descentralizado e difícil de ser combatido.

2- A importância da definição de poder para Foucault repercute em toda a sociedade e emsuas relações, escancarando o seu caráter intrínseco e enraizado nessas relações. Demonstra que está presente em todas as esferas da sociedade e instituições porela incorporadas, como, por exemplo, a família, escola e exército. Mostra-se como molde do sujeito baseado em conceitos pré-determinados pela própria sociedade moderna
tracking img