Resumo do filme a pele que habito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WANDA HORTA
Nasceu em 11 de agosto de 1926, natural do Pará. Em 1936 participou de um curso para Voluntário Socorrista da Cruz Vermelha de Ponta Grossa. Desejava ingressar na Faculdade de Medicina. Foi convidada por Dona Rosalina Niepce da Silva, diretora do Posto de Puericultura da Legião Brasileira de Assistência para trabalhar em atividades de enfermagem no qual adquiriu noções de patologiase pediatria. No início de 1945 ganha uma bolsa de estudos para a Escola de Enfermagem de São Paulo. Trabalhou em Santarém no SESP onde adquiriu uma perspectiva da enfermagem no qual ela conservou durante toda a sua vida. De 1949 a 1954 chefiou o serviço de Enfermagem no Sanatório Médico Cirúrgico do Portão Divisão de Tuberculose da Secretaria de Saúde Pública do Paraná. Seu primeiro artigo“Conceito de Enfermagem” foi publicado na Gazeta do Povo em Curitiba em 12 de maio de 1951. Quatro anos depois casa-se com o Engenheiro Luís Emilio Gouveia, e retorna para São Paulo onde foi chefe do serviço de enfermagem do Hospital Mandaqui e no Pronto Socorro da Carteira de Acidentes do Trabalho. Em 1956 foi professora do curso de Auxiliares de enfermagem do Hospital Samaritano. Doutora em Enfermagem,na escola Ana Néri da Universidade Federal do Rio de Janeiro com tese intitulada “A observação sistematizada na identificação dos problemas de enfermagem em seus aspectos físicos”, apresentada em 31 de outubro de1968.
Quando retornou em 1959 a escola de Enfermagem da USP elaborou seu trabalho central constituído de vasta fundamentação teórica para a Enfermagem terminando na elaboração da Teorianas Necessidades Humanas Básicas. A intensão de Wanda era de procurar desenvolver uma teoria que pudesse explicar a natureza da enfermagem, definindo seu campo de ação específico, sua metodologia científica. Esta teoria foi fundamentada nas necessidades humanas básicas, Wanda se baseou na Teoria da Motivação Humana de Maslow, nas leis do Equilíbrio, da adaptação e do holismo.
Deve-se a Wanda aabertura do mestrado. Quando foi autorizado, só foi para fundamentos de Enfermagem, enquanto aguardava que as demais áreas fossem liberadas, que ocorreu em 1975.
Para divulgar suas ideias, criou e manteve sem qualquer apoio de órgãos oficiais a revista “Enfermagem em Novas Dimensões”, onde divulgou 13 artigos e 22 editoriais. Esta edição se tornou um marco editorial da Enfermagem brasileira. Era umarevista dinâmica, de diagramação moderna, voltada a divulgação e o estímulo “a pesquisa científica na comunidade da enfermagem”.
Wanda buscou ao longo de sua trajetória criar e transmitir um conceito de enfermagem que englobasse os aspectos, muitas vezes conflitante, de arte humanitária, ciência e profissão.
Sua obra permite ser interpretada como um divisor de épocas – antes de se falar emteorias de enfermagem e depois.
Suas realizações são tantas que se torna impossível numera-las.
Participou em muitas conferencias em todo o país e no exterior, organizou cursos de graduação e pós-graduação em diversos estados brasileiros. Wanda enfrentou muita resistência. As ideias desta pioneira perturbaram Baluartes, conservadores da enfermagem. Inúmeras barreiras tiveram que ser vencidas. Viveu oultimo ano de sua vida em cadeira de rodas, pois era vitima de Esclerose múltipla, doença degenerativa.

ENFERMAGEM SEGUNDO WANDA HORTA

O que é enfermagem segundo Wanda Horta?
Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torna-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contandopara isso com a colaboração de outros grupos profissionais.
Para que serve e com que se ocupa a enfermagem?
Duas questões fundamentais foram perseguidas no trabalho de dinâmico Wanda Horta. A primeira, a quem serve a Enfermagem? Respondida finalmente em sua teoria como uma afirmação: "A enfermagem é um serviço prestado ao ser humano", e a segunda, com que se ocupa a Enfermagem? Respondida...
tracking img