UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA















Behaviorismo: Conceito de Fuga e EsquivaConceito Esquiva

A esquiva é um processo no qual os estímulos aversivoscondicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo. Como exemplo podemosfalar da relação entre o motor do dentista e a antecipação da dor. Desviar o rosto é esquivar-se dela. Quando os estímulos ocorrem nessa ordem, o primeiro torna-se um reforçador negativo condicionado(aprendido) e a ação que o reduz é reforçada pelo condicionamento operante. As ocorrências passadas de reforçadores negativos condicionados são responsáveis pela esquiva.



Exemplos:

1- Vocêestá caminhando pelo corredor de um shopping e nota uma pessoa de quem não gosta saindo de uma loja mais à frente. Imediatamente entra na loja mais próxima, só para não vê mais a pessoa de quem nãogosta, isso significa que você esta evitando um encontro desagradável.

2 - Sair de uma festa mais cedo para fugir de um convidado inconveniente, ou seja, você está se esquivando de alguém que está ouchegará mais tarde.

























Conceito Fuga

Já a fuga é quando o comportamento reforçado é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento. Adiferença é sutil Se posso colocar as mãos nos ouvidos para não escutar o estouro de um rojão, este comportamento é de esquiva, pois estou evitando o segundo estímulo antes que ele aconteça. Mas se o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). Conceito de Fuga e Esquiva. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Fuga-e-Esquiva/43438168.html

MLA

"Conceito de Fuga e Esquiva" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Fuga-e-Esquiva/43438168.html>.

MLA 7

"Conceito de Fuga e Esquiva." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Fuga-e-Esquiva/43438168.html>.

CHICAGO

"Conceito de Fuga e Esquiva." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-De-Fuga-e-Esquiva/43438168.html.