analise filme “A VOZ DO CORAÇÃO” À LUZ DA TEORIA COMPORTAMENTAL

1141 palavras 5 páginas
ANÁLISE DO FILME “A VOZ DO CORAÇÃO” À LUZ DA TEORIA COMPORTAMENTAL

Apresentamos a seguir o trabalho da disciplina Teoria Comportamental. Esta é uma atividade muito importante, pois permite que haja uma articulação dentre o conhecimento adquirido nas aulas ministradas durante o semestre em relação ao filme “A voz do coração”. A proposta do trabalho consiste em possibilitar relações feitas entre conceitos da disciplina como: punição positiva, punição negativa, fuga, esquiva, punição condicionada, contra controle, reações emocionais e alternativas ao uso da punição, junto a episódios que compõem o filme.
“A voz do coração” é um longa francês dirigido por Christophe Barratier que conta a história de um colégio que abriga alunos "filhos-da-pós-guerra" e é dirigido por Rachin, um diretor totalmente punitivo em relação aos seus alunos. Após a saída de um inspetor, Mathieu chega ao colégio e não concorda o modo com que Rachin comanda seus alunos. Decidido, Mathieu começa um novo método, ao invés de punir, procura saber o motivo de tais comportamentos e então tenta solucionar o problema, e é ai que ele começa a usar da música como um reforçador para seus alunos, modificando assim o comportamento das crianças e do ambiente.

Punição Positiva P+

A punição positiva refere-se a um tipo de punição severa, a que são atribuídos reforçadores negativos como forma de punir. Exemplo: apanhar, gritar, prender, etc. “Caracteriza-se pela adição de reforçadores negativos ou de estímulos aversivos” (GONGORA, 2012, p. 9).

No filme podemos perceber a P+ no tratamento que os internos recebiam, de constante agressividade, ofensas e hostilidades sempre que faziam algo classificado como “errado” de acordo com as normas. Assim, recebiam como punição surras (tapas na cabeça) ou eram levados à solitária, e após isso, ouviam a frase “ação e reação”.

Punição Negativa P –

A punição negativa se refere a um modo mais “correto” de punição para a disciplina.

Relacionados