Psicologia comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Comportamental
Título : MÓDULO 1 Teoria do reforço e evolução Conteúdo :
Teoria da Evolução e do Reforço – Controle e Controle Coercitivo. Temas abordados: Evolucionismo versus criacionismo. A noção de “continuidade da espécie”. O que nos diferencia das outras espécies? Teoria da Seleção Natural: A teoria e utilizada aqui como um referencial para falar do comportamento. Ignora-la éficar a margem da tendência atual do desenvolvimento científico dada a sua grande aceitação. Filogênese (história evolutiva) e explicação histórica: são explicações alternativa ao mentalismo, apesar de atípicas entre as ciências por ser não mecanicista. Explicação histórica: Uma série / história de eventos ocorrem no decorrer do tempo e nos perguntamos “por que o sol nasce de manhã?” e “por que asgirafas tem pescoço comprido?” Para explicar isso fazemos referência à história das girafas e seus ancestrais. Darwin: história de seleção Já para responder sobre o nascer do sol, em geral a explicação é mais imediata (rotação da terra) sem haver necessidade de fazer referência a história do universo. Isso é um exemplo de explicação mecanicista (o mecanismo explica o fenômeno) Seleção Natural: Éexplicada por conta da variação ambiental e genética dos indivíduos. No exemplo da girava, uma alteração do clima produz uma alteração na vegetação, por exemplo o aumento da altura da vegetação. Assim as girafas que tem pescoço comprido tendem a comer mais e assim tender a vive mais e melhor. Tendem a deixar mais descendentes, como estes provavelmente carregam as mesmas variações genéticas queproduzem pescoço mais comprido, em média o pescoço da girafa fica maior. Três condições para seleção natural que melhoram a aptidão para sobreviver de uma espécie: Fator ambiental sempre presente: É necessário que a característica nova ou diferente do ambiente esteja sempre presente.

“Vantagem” genética (e não ambiental): A vantagem para sobrevivência deve ser de base genética e não algo aprendidodepois do nascimento.
Competição: deve haver competição por recursos naturais Reflexos e Padrões fixos de ação (reações comportamentais complexas) Ambos são produtos de uma história de seleção natural (ambiente passado). Estímulos sinal ou libertadores disparam os padrões Relação: ambiente – comportamento. É resultante de genótipo e não apreendido.

Exemplo: os mamíferos não precisam deaprendizagem para conseguir parir um filhote. Caso este conjunto de comportamentos não fosse um padrão fixo de ação e tivesse de ser aprendido provavelmente nenhum mamífero a não ser o homem sobreviveria. Humanos e padrões não aprendidos: Somos a é a espécie que mais depende de aprendizagem? Nossos padrões fixos são difíceis de identificar pois são muito modificados por aprendizagem mas sabemos quesorrir, alguns movimentos de sobrancelha, são exemplos de padrões fixos de ação no ser humano.

Resultados da seleção natural: É a produção de padrões fixos de ação e reflexos, a susceptibilidade da espécie ao condicionamento respondente e operante (individualidade). Problema: a recente evolução cultural não teve efeito sobre os genótipos. Nossa história não nos preparou para os desafios atuais.Reforçadores e punidores: Aprendizagem ou condicionamento operante: as conseqüências tendem a modelar o comportamento com eventos filogeneticamente importantes. – alimento, abrigo, sexo, temperatura – dor, doença Reforçadores - aumentam a nossa aptidão por estarem presentes pois fortalecem o comportamento que os produzem Punidores – aumentam aptidão por estarem ausentes pois fortalecem ocomportamento que os remove ou suprimem comportamento que os produzem. Aprendizagem operante: positiva e negativa. Quatro tipos de relação: reforçador positivo/negativo, punição positiva/negativa Reforçadores condicionados: respondente e operante, são aprendidos quando vinculados a outros estímulos previamente reforçadores Fatores Biológicos: A filogênese nos deixou uma fisiologia que ajuda e obstrui a ação...
tracking img