Conceito de cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.seagri.ba.gov.br/Laranja.htm
De acordo com a EMBRAPA( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em são Paulo, com o fim da super produção de açúcar e o inicio da era do café surgiu as plantações de laranja, entretanto neste primeiro momento apenas para criação domestica. Começaram a ser produzidas em maior proporção em plantações de café, mas apenas com o intuito de satisfazer osoperários, e o excedente era comercializado nas cidades.
Já no século XX, com a crise do café, a citricultura acabou sendo considerada uma opção de agricultura, sendo incentivada pelo governo estadual da época com a distribuição de mudas.
No entanto a citricultura nunca demonstrou ter grande futuro, até 1910 onde depois de varias tentativas foi firmada a exportação de laranja para a argentina.Deste período em diante citricultura passou a ser um negócio que não apenas dava notoriedade, mas também dinheiro. Com o exponencial crescimento da exportação de laranja, em 1939 laranja se tornara um dos dez produtos mais importantes para a exportação do país.
Uma das piores crises já enfrentada na exportação de laranja foi á segunda guerra mundial (1940), onde os países cessaram o comercio. Como excesso de laranja para o mercado interno, muitos comerciantes faliram e os pomares foram abandonados assim tendo a aparição de doenças nestes. Cerca de 80% das plantações foram destruídas.
Já com o termino da segunda guerra (1945), em São Paulo houve uma discreta e crescente aposta na produção de laranja. Onde o Brasil teria na época 50 milhões de árvores cítricas, das quais 16 milhões estavamem São Paulo. Já em meados dos anos 50, a primeira fábrica de suco concentrado e congelado implantada no Brasil, mas foi apenas em por volta de 1962 que o Brasil ganhou impulso para a grande exportação da laranja e do suco, devido a grande geada ocorrida no período nos Estados Unidos.
Com a avaliação do dano sofrido com a grande geadas e o tempo de reparo, o Brasil em 1963 fez a sua primeiragrande exportação de suco de laranja, mais de cinco mil toneladas de suco, arrecadando pouco mais de 2 milhões de dólares.
O Brasil, impulsionado pelo crescimento das exportações e pelo desenvolvimento da indústria citrícola é hoje o maior produtor mundial de laranjas e o estado de São Paulo é responsável por 70% da produção nacional, com um volume que supera 400 milhões de caixas.http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/colonizacao-da-asia/historia-da-laranja.php ACABO =B
Fonte: www.abecitrus.com.br

A laranja é um fruto cítrico produzido pela árvore chamada laranjeira nativa da Índia e suas proximidades. É bastante conhecida pelo seu baixo valor calórico, sua facilidade em se adaptar a diferentes tipos de solo (exceto os impermeáveis) e de clima, seu sabor variável entre odoce e o levemente azedo, sua ação antioxidante, sua ação fortalecedora no sistema imunológico e ainda pela sua grande quantidade de vitaminas A, B, C e ainda cálcio, fósforo, fibras, flavonóides, óleos e ferro.

É formada por gomos amarelo-claro à vermelho que abrigam o suco da fruta que é utilizado ao natural em sucos, doces e outros. Por existir várias espécies, sua acidez e seu sabor podemvariar. É bastante consumida por crianças, por pessoas com problemas digestivos e intestinais e ainda melhora a condição de diabéticos e enfermos de gota.

É importante consumir a laranja logo após cortada, pois a vitamina C se oxida facilmente e perde suas propriedades.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/frutas/laranja.htm

Necessidades da Planta:Clima - A faixa de temperatura para vegetação está entre 22ºC e 33ºC (nunca acima de 36ºC e nunca abaixo de 12ºC) com média anual em torno de 25ºC; sob altas temperaturas a laranjeira emite, ao longo do ano, vários surtos vegetativos seguidos de fluxos florais que possibilitam maturação de frutos em várias épocas.O ideal anual de chuvas está em 1.200 mm. bem distribuidos ao longo do ano; deficit...
tracking img