Conama 307

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de gases
Para que possamos estudar os gases, é necessário antes de qualquer coisa definir três tipos de gases: O gás real, o gás ideal e o gás perfeito.
Gás Ideal:  é aquele que possui propriedades inexistentes nos gases naturais, sempre confirmadores da teoria cinética dos gases. Além disso, não existe nenhum gás ideal, sendo esses gases irreais ou não existentes na natureza;
GásReal: é aquele que encontramos na natureza, ou seja, os gases comuns aos quais podemos a qualquer momento nos deparar com uma amostra real;
Gás Perfeito: é aquele que tem suas características próximas à do gás ideal, porem tal fato se dá através de processos não naturais, sendo assim o mais próximo possível em contemplar a teoria cinética dos gases;
As variáveis que caracterizam o estado de um gás são: A) Volume (V) - Os gases não têm volume nem forma próprios. Por definição, o volume de um gás é o volume do recipiente que o contém. 
B) Pressão (P) - A pressão de um gás é devida aos choques das moléculas contra as paredes do recipiente. 
C) Temperatura (T) - É o estado de agitação das partículas do gás. No estudo dos gases usa-se muito a temperatura absoluta em Kelvin (K).
Essas variáveisestão relacionadas com a quantidade de gás. Clapeyron (físico francês) estabeleceu que o quociente PV/T é diretamente proporcional ao número n de moles de um gás, ou seja: PV/T = RN -> PV =nRT
Onde R é uma constante de proporcionalidade, igual para todos os gases (R =0,082 atm. dm3/ mol. K). 
Podem relacionar-se  dois estados quaisquer de uma dada massa de um gás pela equação de Clapeyron.Estado l - PV/T --> PV = nRT | |
| »»» PV/P'V' = T/T' --> PV/T = P'V'/T' |
Estado 2 - P'V'/T' --> P'V' = nRT' | |
A partir de uma noção de movimento molecular, propõe-se a Teoria Cinética dos Gases (modelo microscópio para o gás ideal):
* As moléculas encontram-se em movimento desordenado, regido pelos princípio fundamentais da Mecânica Newtoniana.
* As moléculas nãoexercem força umas sobre as outras, exceto quando colidem.
* As colisões das moléculas entre si e contra as paredes do recipiente que as contém são perfeitamente elásticas e de duração desprezível.
* As moléculas têm dimensões desprezáveis em comparação com os espaços vazios entre elas.
"Em determinadas condições, um gás real apresenta comportamento que se aproxima do previsto para o gásideal."
A pressão e o volume de um gás, mantido em temperatura constante, são inversamente proporcionais (Lei de Boyle), ou seja:
PV = P'V'
Unidades de pressão
Pressão é a relação entre a intensidade de uma força que age perpendicularmente sobre uma superfície e a área dessa superfície. Matematicamente, temos que a pressão é dada por: 

Essa equação implica que a pressão é inversamenteproporcional à área e diretamente proporcional à força aplicada em uma determinada superfície. 
A unidade de pressão no sistema internacional (SI) é o N/m² (Newton por metro quadrado), que também pode ser chamada de pascal, cujo símbolo é Pa. 
Existem algumas unidades práticas de pressão, derivadas da pressão hidrostática phidr, das quais as mais importantes derivam da experiência de Torricelli. Torricelli encheu com mercúrio um tubo de vidro com cerca de 1 metro de comprimento. Tampou com o dedo sua extremidade aberta e o mergulhou em um recipiente que também continha mercúrio. Torricelli verificou que a coluna do tubo desceu até se equilibrar a uma altura de 76 cm do nível de mercúrio do recipiente. 
Com esse experimento ele concluiu que a pressão exercida pelo ar, isto é, a pressãoatmosférica patm equivale à pressão exercida por uma coluna de mercúrio com 76 cm de altura ao nível do mar. Daí o hábito de dizer que a pressão atmosférica ao nível do mar vale uma atmosfera (1 atm). 
Então podemos concluir que as unidades de pressão são: 

- Atmosfera (atm): pressão que exerce na sua base uma coluna de mercúrio de 76 cm de altura, a 0º C e em um local onde g = 9,8 m/s2. ...
tracking img