Comunismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os crustáceos receberam este nome por causa da composição do seu exoesqueleto de carbonato de cálcio, que forma uma crosta. São artrópodes de hábitos aquáticos, sendo a maioria marinha. As espéciesmais conhecidas são as lagostas, camarões, siris, caranguejos e tatuzinhos.
O corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome, ou em cefalotórax e abdome. Possuem 5 pares de apêndices, 2 pares de antenasna região cefálica, que é característica distintiva destes animais. Possuem um tronco segmentado e um telson na região terminal, portador de um ânus. Em muitos crustáceos o tórax está coberto por umacarapaça dorsal.

Tegumento
O exoesqueleto dos crustáceos é enriquecido com carbonato de cálcio. Por baixo do tegumento existem glândulas tegumentares e cromatóforos.
Locomoção
São animaisnadadores, e a natação é promovida pelo movimento dos apêndices.
Algumas espécies são rastejadoras, pois possuem os apêndices pesados, que se adaptaram para rastejas e cavar.
Nutrição
Possuem umavariedade muito grande de dietas. Há na região da cabeça, ao redor da boca, um par de mandíbulas e outros apêndices para a obtenção de alimento. Grande parte dos representantes são filtradores, alimentando-sede plâncton e detritos. Este tipo de alimentação envolve cerdas, ao invés de cílios. Os apêndices criam uma corrente de movimentação de água e as partículas alimentares ficam presas nos apêndices oucerdas filtradoras. São removidos destas cerdas por cerdas em forma de escova e levadas até as peças bucais. A boca está na posição ventral e o aparelho digestivo é reto.
Circulação
O sistemacirculatório dos crustáceos é bastante parecido com o dos quelicerados. O coração varia desde um tubo longo até uma vesícula esférica (BARNES, 1990), localizada na região dorsal do tórax. O sangue possuicélulas fagocíticas como amebócitos e granulosos que participam na coagulação.
As trocas gasosas são realizadas por brânquias.
Excreção
A amônia  é a principal excreta nitrogenada. As glândulas...
tracking img