Belo monte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O termo sustentabilidade tem um significado muito profundo quando pensamos no desenvolvimento da sociedade, além de ser um termo muito utilizado atualmente em campanhas políticas, e principalmente diretrizes de grandes empresas. Uma atividade só é sustentável se for socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável.
Ainda com este pensamento de sustentabilidade, neste artigoabordaremos as questões socioeconômicas e ambientais da Hidrelétrica de Belo Monte a ser construída no rio Xingu, no Pará, e suas consequências.
A hidroeletricidade é uma forma de obtenção de energia limpa muito melhor que às “vilãs” termoelétricas geradoras de toneladas de gás carbônico, mas também causam um impacto ambiental como qualquer outra atividade humana.
Cerca de 40% do potencialhidrelétrico brasileiro situa-se na bacia hidrográfica do Amazonas. Dentre os principais afluentes da margem do rio Amazonas está a sub-bacia do Rio Xingu, com uma área estimada em 509.000 km2, mais ou menos 14% do potencial inventariado do país (ANEEL, 2012)
Hidrelétrica de Belo Monte: A Questão dos Índios

O projeto da usina de Belo Monte é bem peculiar, porque pela primeira vez no Brasil, uma usinateve que levar em conta também a questão dos Índios.
Atualmente na região do Rio Xingu, considerado o rio mais Indígena do Brasil, há várias tribos entre elas os Paquiçamba, Juruna, Arara, Xypaia, Kuruaya e Kayapó.
Embora muitos destes índios já estejam “civilizados”, contando com energia elétrica e televisões em suas tribos, muitos deles ainda estão em um estágio selvagem e vão ser diretamenteafetados.
Entre as vantagens que a usina de Belo Monte trará aos índios está o fato de não precisar mais comprar combustível caro ( em geral Óleo Diesel ) para movimentar seus geradores de energia, já que agora a energia poderá chegar com linhas de transmissão.Vários projetos de Engenharia Elétrica para novas linhas de transmissão estão sendo planejados para a região.

Entre as desvantagens estáo fato do percurso do Rio Xingú ser alterado, criando um enorme lago onde antes havia somente um rio.Algumas tribos provavelmente terão que construir suas ocas em outros lugares.

Alguns peixes também serão afetados já que algumas quedas d’água serão inundadas, isso fará com que os peixes se reproduzam em outro lugar forçando os índios a ir buscar comida mais longe.

O projeto, aprovado paralicitação, embora afirme que as principais obras ficarão fora dos limites das Terras Indígenas, desconsidera e/ou subestima os reais impactos ambientais, sociais, econômicos e culturais do empreendimento. Além disso, é esperado que a obra intensifique o desmatamento e incite a ocupação desordenada do território, incentivada pela chegada de migrantes em toda a bacia e que, de alguma forma, trarãoimpactos sobre as populações indígenas.

ASPECTOS TECNICOS DO COMPLEXO HIDRELETRICO DE BELO MONTE
A potência instalada na casa de força principal do CHE Belo Monte seria de 11.000 MW (megawatt, MW), distribuídos em vinte unidades geradoras tipo Francis de potência unitária de 550 MW. Já a usina complementar, que iria aproveitar a vazão residual, teria uma potência instalada de 181,3 MW e contariacom 7 turbinas tipo bulbo, com potência unitária de 25,9 MW. Tal arranjo garantiria energia firme (capacidade de produção constante de energia) de 4.637 MW médios na usina principal e 77 MW médios na usina complementar (Eletronorte, 2009).
A barragem formaria um reservatório com área total do espelho d’água de 440 km2, sendo o nível Máximo normal de operação na cota 97 m. Este reservatório seriacomposto por duas partes distintas: a calha do Xingu, que compreende a área da calha de inundação do Rio Xingu na cota 97 m, e o reservatório dos canais, determinado pelas vazões desviadas do Rio Xingu através dos canais de derivação. Esta região seria munida de um vertedouro complementar.
A concepção tem como base operacional uma geração a fio d’agua, ou seja , a quantidade de turbinas em...
tracking img