Comunismo x socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUNISMO e SOCIALISMO



Apesar de suas múltiplas variantes ideológicas e metodológicas, o Socialismo tem uma base comum que pode ser identificada na transformação doordenamento jurídico e econômico, fundado na propriedade privada dos meios de produção e troca, numa organização social na qual:

• o direito de propriedade seja fortemente limitado;

•os principais recursos econômicos estejam sob controle das classes trabalhadoras;

• a sua gestão tenha por objetivo promover a igualdade social por meio da intervenção dospoderes públicos.

A utopia socialista tem remota tradição em antigas elucubrações intelectuais. Platão (429-347 a.C.), na República arquiteta a organização da Polis (cidade) propondoque guerreiros e guardiões tivessem vida estritamente comunista a fim de que, apartados de qualquer propriedade privada, pudessem cuidar exclusivamente dos interesses dacoletividade.

O Comunismo, por sua vez, é a doutrina que defende a abolição da propriedade privada dos meios de produção, a distribuição igualitária dos bens produzidos pela sociedade.Defende, ainda, que a organização da riqueza social seja feita pela própria comunidade de produtores.

Na realidade, conforme já expomos anteriormente, as diferenças entre socialismoe comunismo, criadas por Marx e Engels, diferem tão somente na semântica e no “ modus operandi ”. Tanto na sua essência, quanto aos objetivos colimados, são rigorosamente iguais:Transformar em tragédia as limitações da condição humana.

A utopia socialista-comunista por si só explica o seu fracasso e não precisa ser demonstrada.



Fonte(s):http://www.samauma.com.br/samauma/ao005s…

site p/ leitura: http://www.tg3.com.br/comunismo/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-francesa/absolutismo-de-luis-xvi.php
tracking img