Socialismo/comunismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Socialismo/Comunismo X Capitalismo
SOCIALISMO/COMUNISMO
Introdução
Do ponto de vista político e econômico, o comunismo seria a etapa final de um sistema que visa a igualdade social e a passagem dopoder político e econômico para as mãos da classe trabalhadora. Para atingir este estágio, deveria-se passar pelo socialismo, uma fase de transição onde o poder estaria nas mãos de uma burocracia,que organizaria a sociedade rumo à igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e o Estado não existiria.
O conceito de comunismo propriamente, define-se como uma forma de regimesocial onde existe uma igual distribuição de riqueza e a propriedade comum de todos os bens. As desigualdades sociais já levavam filósofos a pensar numa sociedade ideal, que tivesse igualdade de direitos.Segundo Karl Marx (1818-1883), o objetivo do comunismo é o domínio do proletariado, perante o declínio da burguesia, acabando assim com a diferença (confronto) de classes.

O comunismo sebaseia numa sociedade sem classes, onde todos têm os mesmos direitos, os mesmos ganhos e gastos.
Entre os países  que  adotaram o regime comunista, podemos citar a U.R.S.S., a China, Cuba e AlemanhaOriental.
O socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo,diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas.
Na visão do pensador e idealizador do socialismo, Karl Marx, este sistema visa a queda da classe burguesa quelucra com o proletariado desde o momento em que o contrata para trabalhar em suas empresas até a hora de receber o retorno do dinheiro que lhe pagou por seu trabalho. Segundo ele, somente com a queda daburguesia é que seria possível  a ascensão dos trabalhadores. 
A sociedade visada aqui é aquela sem classes, ou seja, onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e de desenvolvimento,...
tracking img