Comunismo e socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunismo-
Definição: Sistema político, econômico e social que tende para a supressão da luta de classes pela coletivização dos meios de produção.
O que é: O comunismo nada mais é do que uma “etapafinal” do socialismo, uma ideologia política e socioeconômica igualitária que se baseia na propriedade comum e no controle dos meios de produção. O comunismo em sua essência apresenta-se como umasociedade sem classes, sem Estado e livre da opressão, na qual decisões políticas, sociais e econômicas são tomadas democraticamente, permitindo a participação ativa da sociedade no sistema.
Origem: Ocomunismo teve origem posteriormente às idéias socialistas.
Pensadores importantes: Vladimir Lênin, Karl Marx.

Socialismo:
Definição: Sistema daqueles que querem transformar a sociedade pelaincorporação dos meios de produção na comunidade, pelo regresso dos bens e propriedades particulares à coletividade!, e pela repartição, entre todos, do trabalho comum e dos objetos! de consumo.
O que é:O socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo. "No socialismo, a sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens em sistema de igualdade e cooperação. Esse processo culminaria nocomunismo, no qual todos os trabalhadores seriam os proprietários de seu trabalho e dos bens de produção".

Origem: O socialismo pode ser encontrado já na Grécia Antiga onde Platão, por exemplo,examinando as sociedades primitivas, nos falava de um estado de natureza baseado na igualdade entre os homens. Logo, podemos encontrar ideias no Império romano. No entanto, o socialismo, entra na históriaapenas no século XVIII e no século XIX. O Socialismo surgiu, como uma consequência da miséria, revoltando uma população em busca de uma dignidade humana. Essa revolta surgiu em uma luta dirigida poruma burguesia economicamente forte, contra uma aristocracia, economicamente decadente, mas de um poder político forte.
Pensadores Importantes:
Os fundadores do socialismo cientifico foram Marx e...
tracking img