Socialismo x comunismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA
GISLAINE MARCELINO
JACKELINE DE FRANÇA
LIZANDRA MARA URBAN

SOCIALISMO X COMUNISMO



JARAGUÁ DO SUL
2012







INTRODUÇÃO

Esse trabalho trata-se de uma comparação do socialismo e o comunismo, bem como suas características.








SOCIALISMO

O Socialismo éum sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.
Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada dopoder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária de renda.
Os precursores dessa corrente de pensamento foram Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858), conhecidos como criadores do socialismo utópico.
Outros pensadores importantes que se enquadram no socialismo científico são os conhecidos Karl Marx eFriedrich Engels.
Apesar das ideias socialistas terem sido criadas ainda no século XIX, foram somente no século XX colocadas em vigor. O primeiro país a implantar esse regime político foi a Rússia, a partir de 1917, quando ocorreu a Revolução Russa, momento em que o governo monarquista foi retirado do poder e instaurado o socialismo. Após a Segunda Guerra Mundial, esse regime foi introduzido em paísesdo leste europeu, nesse mesmo momento outras nações aderiram ao socialismo em diferentes lugares do mundo, a China, Cuba, alguns países africanos e outros do sudeste asiático.
Diante de todas as considerações, a seguir os principais aspectos do socialismo que deixam claro a disparidade com o sistema capitalista.

* Socialização dos meios de produção: todas as formas produtivas, comoindústrias, fazendas entre outros, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo estado, não concentrando a riqueza nas mãos de uma minoria.
* Não existem classes, ou seja, existe somente a classe trabalhadora e todos possuem os mesmos rendimentos e oportunidades.
* Economia planificada: corresponde a todo controle dos setores econômicos, dirigidos pelo Estado, determinado os preços, osestoques, salários, regulando o mercado como um todo.

O socialismo que foi desenvolvido no decorrer do século XX e que permanece em alguns países até os dias atuais é conhecido por socialismo real, em outras palavras foi executado de forma prática.
Por outro lado, o socialismo ideal é aquele desenvolvido no século XIX, que pregava uma sociedade sem distinção e igualitária, que acabava como capitalismo. Os pensadores dessa vertente socialista eram em sua maioria anarquistas.
O principal pensador do socialismo foi Karl Marx, para ele esse regime surgiu
a partir do capitalismo e seus meios de produção, tendo seu controle desempenhado








pelo proletário, assim como o Estado, que posteriormente seria extinto, dando origem ao comunismo quecorresponde a uma sociedade sem governo, polícia, forças armadas entre outros, além de não possuir classes sociais e economia de mercado.
Após o declínio do socialismo, a partir de 1991 com a queda da União Soviética, o sistema perdeu força no mundo, atualmente poucos países são socialistas, é o caso da China, Vietnã, Coréia do Norte e Cuba.

COMUNISMO

O comunismo é um movimento políticoque defende a formação de uma sociedade sem classes sociais, onde os meios de produção sejam propriedade comum. Posto noutros termos, se dependesse desta ideologia, a propriedade privada desses meios não existiria e, por conseguinte, o poder pertenceria à classe trabalhadora.
O comunismo procura abolir o Estado: se não houvesse propriedade privada dos meios de produção, então também não...
tracking img