Comunidades tribais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunidades Tribais: A Educação Difusa

O texto revela a ideia de que as comunidades tribais não devem ser avaliadas de forma etnocêntrica. Apesar de não existir nessas sociedades elementos comoEstado, classes, escrita, comércio e nem mesmo escola, não se pode dizer que não há ali educação. Trata-se de uma cultura onde natureza se encontra “carregada de deuses”, o sobrenatural penetra em todasas áreas da realidade vivida e os mitos e ritos são transmitidos oralmente, com a tradição se impondo por meio da crença.
De uma forma geral, o chefe é o porta-voz do desejo da comunidade,apaziguando os indivíduos ou famílias em conflito, apelado para o bom senso, bons sentimentos e para as tradições dos ancestrais.
Nas comunidades tribais, as crianças aprendem imitando os gestos dos adultosnas atividades diárias nos rituais, ou seja, elas aprendem para a vida e por meio dela própria, sem que ninguém esteja destinado para a tarefa de ensinar. Trata-se de uma educação difusa, onde todosparticipam adquirindo um saber integral. Logo, não se pode julgar, pois o saber que antes era aberto a todos, tornou-se patrimônio e privilegio da classe dominante.
Ao se analisar a historia daeducação, percebe-se que na comunidade atual a escola foi elitizada, de forma que a maioria foi excluída. Contudo, nesse texto o que mais se destaca é a forma como a educação é explanada sobre uma perspectivadiferente de todo as que já tinha tomado conhecimento ate então. Ele aborda um aprendizado com valores na e para a educação. Isso se faz claro quando o texto afirma que apesar de não frequentaremescolas as crianças recebem formação integral, que abrange todo saber da tribo, bem como uma formação universal, uma vez que todos tem acesso ao saber e ao fazer daquilo que é apropriado à comunidade.Podemos afirmar que o homem primitivo vivenciou uma educação prática, levando em consideração suas necessidades de sobrevivência (alimentação, vestuário e abrigo). Nas sociedades primitivas não...
tracking img