Laai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Importante:
Cabe à Organização decidir pela adoção ou não desta diretriz e da ferramenta (LAAI) para sua implementação, porém, uma vez adotado, as regras a serem seguidas serão as definidas nesta diretriz. Assim, qualquer solicitação de mudança na sistemática adotada será analisada e sua implementação ficará a critério do Alves Silva, uma vez que a mesma trará implicações para todos os seusclientes/usuários do sistema.

A nota acima não se refere, por exemplo, a descrição do que é uma Situação normal, anormal ou previsível/emergência; Severidade 1, 2, 3 ou 4, Probabilidade baixa, média ou alta. Estas descrições/definições, ao contrário, podem e devem ser ajustadas à realidade da Organização.

– Textos em ROXO devem ser excluídos do procedimento da organização.
– Textos em VERMELHOnão podem ser modificados.
– O conteúdo desta diretriz como um todo, deve ser analisado e ajustado aos conceitos da organização, principalmente os textos destacados em VERDE.
- Destaques em AMARELO são pontos da Diretriz alterados em relação à versão anterior.

Nota: A Alves Silva Consultoria se reserva no direito de alterar esta diretriz sem prévio aviso.

1.0 – OBJETIVO.

Este documentotem como objetivo definir e estabelecer a sistemática para levantamento e avaliação dos aspectos/impactos e perigos/riscos, relativos ao Meio Ambiente e à Segurança e Saúde no Trabalho, decorrentes das atividades, produtos ou serviços da “NOME DA ORGANIZAÇÃO”, dentro do escopo definido no seu sistema de gestão, determinando aqueles que são significativos e os controles necessários.

No processode identificação de aspectos/perigos e avaliação de impactos/riscos, são levados em consideração, quando pertinente:

- Todas as Áreas/ Divisões e Setores/ Processos existentes;
- Atividades rotineiras e não-rotineiras;
- Atividades das pessoas que tem acesso ao local de trabalho (incluindo terceirizados e visitantes);
- Aqueles aspectos/impactos e perigos/riscos nãoligados diretamente às atividades da organização ou decorrentes de atividades de terceiros, sobre os quais a empresa não exerce controle direto, mas que pode e/ou deve exercer alguma influência.
- Fatores humanos pertinentes, tais como habilidades, comportamento, e limitações;
- Perigos identificados de origem externa ao local de trabalho, capazes de afetar adversamente a segurança ea saúde das pessoas sob controle da “organização” no local de trabalho, por exemplo, trajeto, atividades de empresas vizinhas, doenças (dengue, malária, febre amarela, etc.);
- Infraestrutura, equipamentos e materiais no local de trabalho, independente de quem os tenha fornecido;
- Mudanças ou propostas de mudanças nos processos, atividades ou materiais;
- Modificações nosistema de gestão de SST, que possam impactar nas operações, processos e atividades;
- As obrigações legais decorrentes dos requisitos aplicáveis;
- O desenho das áreas de trabalho, processos, instalações, máquinas/ equipamentos, procedimentos operacionais e organização do trabalho, incluindo sua adaptação à capacidade humana.

Nota Alves Silva 1: Esteprocedimento poderá ser adaptado para as normas ISO 9000 e SA 8000 devendo, no entanto, serem mantidos os critérios para determinação da importância/risco (item 7.5), significância (item 7.6) e nível de significância (item 7.6.2).

2.0 – DEFINIÇÕES.

2.1 – TERMINOLOGIAS.

Aspecto: elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização, que pode interagir com o Meio Ambiente.

Impacto:qualquer modificação do Meio Ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização.

Perigo: Fonte, situação ou ato com potencial para provocar danos humanos em termos de lesão ou doença, ou uma combinação destas.

Risco: Combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso ou exposição(ões) com a gravidade da lesão ou doença que pode...
tracking img