Comunidades tribais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedades Tribais


Introdução

Neste trabalho irei apresentar sobre as sociedades tribais, como era a educação e a cultura dessa sociedade naquela época e como foi sua evolução.

AsComunidades Tribais:
As sociedades tribais não têm Estado não têm classes, não tem escrita, não têm comércio, não têm história, não têm escola. Para o homem da tribo, a natureza está “carregado de deuses” eo sobrenatural penetra em todas as dependências da realidade vivida e não apenas no campo religioso.
Os mitos e os ritos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio de crença,permitindo a harmonia do grupo e a repetição dos comportamentos considerados desejáveis. Apesar da divisão de tarefas, o trabalho e o seu produto são sempre coletivos.
a educação difusa
Nascomunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais. As crianças aprendem "para a vida e por meio da vida", sem que alguém estejaespecialmente destinado a tarefa de ensinar.
Na pré- história
As primeiras sociedades tribais eram, estruturadas em torno de uma tradição, a educação era difusa, ou seja, através da repetição decomportamentos considerados desejados e essenciais para perpetuação da cultura, em geral as sociedades eram homogêneas, com o saber aberto a todos igualmente, mas com o passar do tempo, o surgimento denovas técnicas, desenvolvimento do comércio e das primeiras cidades, apareceu à diferenciação de classes, as classes inferiores se dedicavam ao trabalho e as privilegiadas dedicavam-se à administração econtrole do trabalho e das tradições religiosas e morais.

Primeiro sistema educacional
De qualquer forma, já havia um sistema de educação, pois os mais velhos transmitiam os costumes (rituais) esuas praticas cotidianas (pesca, caça artesanato, construção de suas moradias) para os jovens.
Evolução da educação
A especialização das tarefas dentro da sociedade, à medida que esta se tornou...
tracking img