Comunidade e democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOPECE-SOCIEDADE PERNAMBUCANA DE CULTURA E ENSINO
CURSO DIREITO

COMUNIDADE E DEMOCRACIA
A experiência da Itália Moderna

RECIFE-PE
2011-02




SEMINÁRIO SOBRE COMUNIDADE E DEMOCRACIA
a experiência da Itália moderna

O presente trabalho visa satisfazer a exigência da disciplina Ciências Políticas, e possui as principais considerações dos alunos a respeito do livro Comunidadee democracia a experiência da Itália moderna.

Introdução
Robert Putnam e alguns acadêmicos realizaram um dos estudos mais interessantes da atualidade acerca da virtude cívica na política, trabalho esse que durou mais de uma década. Putnam se entregou a pesquisa de campo com intuito de explicar porque certas localidades italianas possuíam boa governança e prosperidade, enquanto outras não? Elepublica sua pesquisa no livro: Making Democracy Work (1993), “Para que a democracia funcione”. No Brasil, a obra é traduzida três anos depois de sua publicação, como Comunidade e Democracia a experiência da Itália moderna. Nele o autor, queria entender por que Milão é tão diferente de Cosenza, por que Bologna é tão díspar de Palermo, e por que toda cidade do norte são tão distintas das cidades dosul. Além disso, seu estudo trata das condições que são essenciais para o êxito da democracia.
Sua preocupação inicial foi a de explorar a relação da modernidade econômica e o desempenho institucional. Em sua investigação eles descobriram que havia uma forte ligação entre o desempenho das instituições políticas e o caráter da vida cívica, o que Putnam nomeou de "comunidade cívica", taiscomunidades apresentavam características bastante enraizadas nas tradições cívicas, tais como: Forte engajamento cívico, igualdade política, solidariedade, confiança e tolerância e ainda, uma forte vida associativa.
Robert Putnam e sua equipe foram capazes de tomar esses temas, e conectá-los com uma variedade de fontes de dados, oriundas de diferentes regiões da Itália. Eles descobriram que haviauma linha clara que poderia ser traçada entre as comunidades “cívicas” e comunidades “não cívicas”, e ao mesmo tempo comparar as regiões que obtinham mais sucesso na administração pública. Sua conclusão foi de que as democracias e economias funcionam melhor quando existe uma tradição independente e de longa data de engajamento cívico, ou seja havia uma história de organização da sociedade civil.Sua descoberta revela que nas localidades com baixos índices de desenvolvimento, vigora uma sociedade civil menos ativa, menos organizada e conectada. Para que uma localidade se desenvolvesse de forma vigorosa, necessitava de uma sociedade civil bastante robusta e engajada. Esse era o fator que acompanhava o nível de desenvolvimento. Putnam lança mão da hipótese do capital social para explicar arazão pela qual uma sociedade civil forte, com uma cultura cívica e cidadã tornam-se um fator indispensável á prosperidade econômica e a boa gestão pública.

Estudo do Desempenho Institucional
Por que, alguns governos democráticos têm bom desempeno e outros não? Putnam inicia sua obra levantando questões bem aprofundadas sobre o discurso da supremacia filosófica da democracia, e seus péssimosresultados práticos. Em sua viagem exploratória pela Itália, Putnam começa o seu questionamento: Qual a relação entre duas cidades, além da distância e de seus problemas? Foram comparadas duas cidades Sevesso ao norte da Itália próxima de Milão (uma cidade pós-industrial, que sofrera sérios problemas ambientais, devido a um acidente ocorrido em 1976 causado por uma indústria química, que acaboucontaminando toda a cidade, causando uma mortalidade de 4% nos animais da vizinhança, e a contaminação de cerca de 200 pessoas). E uma e a outra ao sul, Pietrapertosa próxima a Nápoles (uma cidade pré-industrial, pequena e que preservava em sua essência os moldes medievais, possuía poucos recursos para a sua população, e alguns poucos habitantes que obtiveram sucesso foram os que buscaram trabalho...
tracking img