Comunicacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A comunicação é a forma pelo qual o ser humano interage e se desenvolve socialmente. Nas organizações, é imprescindível a forma como as pessoas se comunicam para atingir as metas da empresa.
As organizações, no contexto actual, têm passado por grandes mudanças uma vez que o ambiente impõe novos caminhos e, consequentemente, novas estratégias de actuação. Assim, as organizaçõesprecisam ter uma comunicação interna integrada com políticas globais, estratégias delineadas e programas de acção voltados para todo o pessoal do ambiente interno e dispor de canais e instrumentos diversos que permitam a todas as áreas da organização actuarem sinergicamente.
A comunicação está no núcleo da liderança e da gestão empresarial, uma vez que consiste em um relacionamento interpessoal noqual, através do processo comunicativo, os líderes procuram influenciar pessoas a realizarem suas actividades na empresa e a se engajarem na consecução dos objetivos e metas traçados no planeamento estratégico.
A comunicação é o espelho da cultura organizacional e se reflecte no processo de gestão, de modo que, se as lideranças de uma empresa não se comunicam com eficácia, a empresa certamente nãose comunicará muito bem. Não é difícil perceber que hoje muitos dos problemas organizacionais decorrem justamente da ineficácia de comunicação de suas lideranças.

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

A comunicação é definida frequentemente como a troca de informações entre um transmissor e um receptor, e a percepção do significado entre os indivíduos envolvidos, embora não haja um modelo único decomunicação humana que leve em consideração todos os elementos que possam ser envolvidos numa situação especifica, todos os modelos incluem os quatro elementos básicos da comunicação: uma fonte de informação, uma mensagem, um receptor e uma interpretação da mensagem; a mensagem que pode ser transmitida através de símbolos, tais como palavras, escritas, desenhos ou a troca de comportamentos, tais comogestos, contacto visual, linguagem corporal e outros actos não verbais; em muitos casos, os esforços de comunicação são intercâmbios tanto simbólicos como comportamentais. A chave é o entendimento desses símbolos e comportamentos.

Figura nº 01 Processo de Comunicação.
Emissor:
Receptor:
Mensagem:
Canal: são os diversos os meios que as empresas podem utilizar para implantar seu sistema decomunicação para os funcionários. Os mais utilizados são os jornais, revistas internet, quadro mural e vídeos.
Feedback:

Barreiras à comunicação

O objectivo da comunicação é o entendimento, porém considera-se complexa a forma como usamos os meios verbais, simbólicos e não verbais para transmitir mensagens, nem sempre se chega a esse entendimento. Em interacções relativamentesimples face a face por exemplo, enquanto uma pessoa fala muitas vezes a outra está preparando uma resposta, ao invés de realmente escutar o que a primeira pessoa diz; assim, por não estar escutando nem prestando atenção a todas as facetas da mensagem, as pessoas envolvidas não estão efectivamente se comunicando, mais cada uma está falando para outra.
Considera-se barreiras à comunicação:
Falta depreparação das fontes para se comunicarem. Não são treinadas para transmitir as suas ideias e conceitos.
Falta de domínio da mensagem, muitos desconhecem o tema de que falam ou o conteúdo é confuso.
Desconhecimento dos canais e falta de treino para usá-los (e-mails, telefone etc.).
Falta de preparação dos receptores. As pessoas podem não ter noção do que estão a falar.
Medo de comunicar ,medo dedemonstrar ignorância.
Desmotivação.
Ruído.
Características pessoais.

Estilos e atitudes de comunicação
 Passivo
 Agressivo
 Manipulador
 Atitude de auto afirmação ou assertividade

Estilo passivo
Sente-se bloqueado e paralisado quando lhe apresentam um problema para resolver;
Tem medo de...
tracking img