Compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPRAS
Introdução

No setor de compras existe um universo muito complexo e de extrema importância dentro da organização. Que é de garantir o funcionamento da mesma, com as aquisições de matérias primas, insumos e serviços, visando sempre a maior economia e potencializando o maior lucro. Hoje a função de compras é vista como parte do processo de logística das empresas, ou seja, como parteintegrante da cadeia de suprimentos.
A previsão das necessidades de suprimentos é considerada um dos parâmetros mais importantes para um bom funcionamento da seção de compras e assim, para o alcance de todos objetivos. A insistência na informação de quantidades, das qualidades e prazos é necessária para a operação da fábrica. Por meio dessas informações são fornecidos os métodos eficientes para queo comprador efetue seu trabalho, responsabilizando-se os setores de compras e produção dispor de tempo preciso para negociar, produzir e entregar os produtos requeridos no prazo determinado.

1 Definição
A função compras tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, saber a quantidade precisa, satisfazê-las no momento certo, verificar se recebeu corretamente o que foicomprado e prover um armazenamento. Compra é, portanto uma função essencial no Departamento de Suprimentos e Materiais. Função de compras assume um papel verdadeiramente estratégico nos negócios do volume de recursos, principalmente financeiro, envolvidos, deixando cada vez mais para trás a visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não umcentro lucrativo. É fácil de perceber que mesmo pequenos ganhos decorrentes de melhor produtividade na função têm grande repercussão no lucro. Por isso e por outros fatores, como a reestruturação pela qual passaram as empresas nos últimos anos, evolução da tecnologia e novos relacionamentos com fornecedores, cresce cada vez mais a importância das pessoas que trabalham nesta área; conhecida por váriosnomes, como suprimentos, compras ou aquisições. O posicionamento atual da função de compras é bem diferente do modo tradicional como era tratado antigamente. Antes da Primeira Guerra Mundial, tinha papel essencialmente burocrático. Já na década de 1970, devido principalmente à crise de petróleo, a oferta de várias matérias-primas começou a diminuir enquanto seus preços aumentavamvertiginosamente. Nesse cenário, saber o que, quanto, quando e como comprar começa a assumir condição de sobrevivência, e, assim, o departamento de compras ganha mais visibilidade dentro da organização. Hoje a função de compras é vista como parte do processo de logística das empresas, ou seja, como parte integrante da Cadeia de suprimentos supply chain. Por isso muitas empresas passaram a usar a denominaçãogerenciamento da cadeia de suprimento ou simplesmente gerenciamento de suprimentos, um conceito voltado para o processo, em vez do tradicional compras, voltada para as transações em si, e não para o todo. O setor de compras tem a responsabilidade preponderante nos resultados de uma empresa em sua ação de suprir a organização com recursos materiais para seu perfeito desempenho e atender as necessidadesde mercado. Toda a atividade de uma empresa somente será possível se for abastecida com informações e materiais. Pra que ela possa movimentar-se adequadamente e eficazmente, é necessário que os materiais estejam disponíveis no momento certo e com a especificações corretas, e o sistema será continuo, satisfazendo, assim o processo operacional. As qualidades materiais devem ser de acordo com asexigências e atender ao propósito a que se destinam a inadequação de especificações prazos desempenho e preços causam transtornos ao processo operacional com atrasos na produção não atendendo a qualidade, elevação dos custos e insatisfação do cliente.
Para que haja sucesso no processo de aquisição, é necessário que empresa tenha uma eficaz condução nesse setor, que deverá está subordinada...
tracking img