Compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Página

1- Introdução 2
2- Fundamentação Teórica 3
3- Estudo de Caso - Empresa 7
4- Conclusão 10
5- Referências Bibliográficas 11

Introdução
Através da globalização e informatização percebemos cada vez mais a importância da gestão compras no cenário empresarial, que tem como foco o volume de recursos, em principal osfinanceiros.
A gestão compras tem por função programar meios vantajosos de integrar clientes e fornecedores, saber realizar negociações de preços a fim de obter melhora na qualidade de seus serviços ou produtos, função essa que estabelece relações com todos os departamentos de uma empresa, que visa obter os materiais ideais, em quantidade ideal, com o lead time (tempo de entrega) mais assertivo e com osmelhores preços.
Cada vez mais se torna importante a atualização das informações e o dinamismo dos profissionais dessa área, uma gestão de compras eficiente influencia na produtividade da empresa, que quanto melhor for maior será o retorno.
De maneira geral, a gestão de compras é uma ferramenta fundamental para o desempenho da empresa como um todo, tendo que ser analisada, estudadaestrategicamente e modificada, conforme a necessidade mercadológica.
Como visto neste trabalho estaremos abordando e discutindo a gestão de compras através de pesquisa feita na empresa Disk Toner Ltda – ME onde através do conhecimento adquirido nas aulas de administração de materiais fizemos um estudo dos métodos que são utilizados para a aquisição dos produtos e por que é importante para a empresa saberexercer de forma eficaz essa gestão.

Fundamentação Teórica

Figura 1.: Ciclo de Compras

Requisição de compra:
Requisição de compra é uma notificação interna enviada ao departamento de compras para obter determinada quantidade de mercadorias ou serviços, para uma determinada data, em uma fonte externa de suprimento. As requisições de compra são conferidas e convertidas em pedidos.
A açãode comprar decorre de uma tomada de decisão com base na observação de alguns fatores que podem se dirigir em 3 categorias:
• Quantidade
A evolução dos mercados é a condição que estabelece a quantidade a adquirir, sendo que esta sugere de forma predominante a maneira na qual o produto será utilizado. O custo de produção é então bastante influenciado pela quantidade que se adquire.
• Preço
Asexigências de preço têm por base o estudo do produto perante os desenvolvimentos de mercado e o seu valor econômico.
• Funcional
No que diz respeito ao produto, a alienação da sua forma com o seu desempenho revela dificuldades para uma pesquisa de sucesso, isto, porque o mesmo passará pela satisfação a níveis estéticos ou práticos por parte do cliente. Ainda destacamos a interligação que existeentre a funcionalidade e a qualidade para que o produto tenha sucesso no mercado. Visando obter a qualidade, o planejamento surge como fator principal por tratar do projeto, produção e utilização do produto, após isto, o produto é então avaliado qualitativamente pelo seu consumidor final.
Seleção de fornecedores
Para que a produção funcione de forma eficaz é necessário que a empresa tenha bonsfornecedores e que os mesmos tenham a capacidade de garantir materiais de qualidade, em bons prazos de entrega e com os preços acessíveis. Os departamentos de compra analisam os fornecedores utilizando critérios de baixo custo e qualidade.
O fornecimento à empresa pode ser caracterizado segundo três fontes:
• Fonte única
O Fornecimento segundo fonte única requer exclusividade, devido à tipologiado produto ou a especificações por parte do fornecedor.
• Fonte múltipla
Tal como o nome indica, são utilizados mais do que um fornecedor, o que dá azo a uma maior concorrência entre si, desencadeando melhores preços e serviços para as empresas.
• Fonte simples
Este tipo de fornecimento requer planejamento por parte das empresas. Compactua-se com um fornecedor, escolhido entre vários, com o...
tracking img