Comportameto organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS Comportamento Organizacional

Introdução
O objetivo do texto é apresentar a visão de dois autores que debatem o comportamento organizacional, procurando evidenciar as semelhanças e as diferenças entre os mesmos.

Desenvolvimento
Para os autores John A. Wangner e John R. Hollenbeck o comportamento organizacional deve ser abordado como um campo de estudo voltado para prever, explicar,compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.
Encontram-se três considerações importantes sobre o assunto:
I. Comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir as quais acompanham as ações externas.
II. Estuda ocomportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.
III. O comportamento organizacional também analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores – grupos e organizações. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado decomportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.
O comportamento organizacional definido nesses termos teve suas origens no final dos anos 1940 quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisasorganizacionais.
O comportamento organizacional tem resistido à unificação dos três fatores descritos. Atualmente encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada um com sua própria base nas ciências sociais: o comportamento microorganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; ocomportamento macroorganizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.
Percepção é o processo pelo qual o individuo selecionam, organizam, armazenam e recuperam informações. O processo perceptivo é o processo pelo qual parte das informações existentes no ambiente é processada pelo individuo para tomada de decisões.
Nos seres humanos,dispomos de cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. A maioria de nós “confiamos em nossos sentidos”, mas as vezes esta fé é cega e pode nos fazer acreditar que nossas percepções são um reflexo perfeito da realidade.
As pessoas reagem aquilo que percebem, em suas percepções nem sempre refletem a realidade objetiva, esse é um problema importante, porque a medida que aumenta adiferença entre realidade percebida e a objetiva, aumenta proporcionalmente a possibilidade de incompreensão, frustração e conflito.
Já para Stephen P. Robbins, o comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficáciaorganizacional.
O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura.
Podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.
Como esse estudo esta voltado especificamente para situações relacionadas comemprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Existe cada vez mais concordância de opiniões sobre os componentes ou tópicos que constituem a área de estudo do comportamento organizacional, dentre eles estão motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e...
tracking img