Comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte inferior do formulário

Empreendedor X administrador
Dayvissonrow
Enviado por:
Dayvisson Souza | comentários
Arquivado no curso de Engenharia de Alimentos na UFPB
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Download
Tweet
denunciarDenunciarrow
Creative CommonsLicença de uso: BY-NDrow
(Parte 1 de 2)UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PROF. FERNANDO LUIS 1 JAN. 2010
Empreendedorismo: Empreendedor X Administrador
Dayvisson Emanoel Silva de Souza José Alex de Souza Luiz da Costa Alves Filho Rebeca Honorato Neiva
Este artigo tem o objetivo de explicar as funções de um empreendedor e de um administrador demonstrando seus benefícios àsociedade, através de comparações feitas entre ambos. Ele foi feito através de pesquisas online e principalmente bibliográficas. Chegando-se no final a conclusão de que em muitos casos um empreendedor é mais vantajoso para a sociedade, pois este possui uma maior visão de futuro, procurando sempre alguma forma de inovar.
Palavras-chave: empreendedorismo, administrador, empreendedor Abstract
Thisarticle aims to explain the functions of an entrepreneur and an administrator demonstrating its benefits to society by making comparisons between them. It was done through online surveys and mainly bibliographic. Coming up at the end the conclusion that an entrepreneur is much more beneficial to society, because it has a vision and innovation.
Keywords: entrepreneurship, administrator,entrepreneur
2 1 INTRODUÇÃO
O termo empreendedorismo se popularizou a pouco mais de uma década, e junto com essa novidade surgiu à confusão entre o que é ser um empreendedor e um administrador. Sabe-se que ambos têm papel fundamental no processo de organização e dos negócios, tendo cada qual seu devido valor, porém notasse a necessidade de se mostrar as suas respectivas definições e características deatuação como profissionais, para deste modo traçar as similaridades e diferenças existentes entre eles, a fim de destacar a contribuição de ambos para a sociedade.
O administrador possui uma visão abrangente da organização, ele é orientado para planejar e controlar, sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas, enquanto que o empreendedor é mais focado nas oportunidades de mercado, nainovação, na criatividade, ele identifica algo prático e transforma em oportunidade através de meios, dados e informação, ele vive o presente pensando no futuro. Mas afinal, qual desses profissionais possui uma maior relevância para a sociedade? É isso que será estudado no artigo em questão.
2 EMPREENDEDORISMO/EMPREENDEDOR
A busca por uma definição precisa sobre empreendedor seria como uma busca aomonstro do lago Nesse.
Trata-se de um animal um tanto grande e importante. Ele tem sido caçado por muitos indivíduos utilizando-se de vários tipos de engenhocas e armadilhas, mas até agora ninguém teve sucesso em capturá-lo. Todos que clamam tê-lo visto relatam que ele é enorme, mas todos discordam das peculiaridades. [...] Assim é o empreendedor. Ninguém definiu exatamente como um empreendedoré, contudo, as contribuições dos empreendedores para o bem estar da humanidade são ao mesmo tempo grandes e importantes. (KENT, 1990, p. 1).
em busca de resultados concretos” | |
De acordo com Dornelas (2004) empreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor”, ou seja, é um processo que uma pessoadesenvolve seu próprio empreendimento, isto é, transforma uma idéia em negócio. Para Pinto e Rodrigues (2005) “o termo empreendedorismo, nos dias atuais, vem sendo utilizado de forma abrangente, referindo-se a ações inovadoras e dinâmicas
Apesar das diversas vertentes que este termo assumiu ao longo do tempo, ele é bastante antigo, datando desde o final do século XVIII, onde indicava uma...
tracking img