Comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizaçõescom o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. 
O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como estecomportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho,absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Os componentes que constituem a área de estudos do comportamento organizacional inclui motivação, comportamento e poder deliderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse notrabalho.
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, apsicologia social, a antropologia e a ciência política. 
A psicologia tem contribuído principalmente para o nível micro, ou individual, de análise, enquanto as demais disciplinas têm contribuídopara a nossa compreensão dos conceitos macro, tais como os processos grupais e as organizações.

A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dosseres humanos e dos animais. Os cientistas que contribuem nesta área de conhecimento são os que estudam as teorias relativas ao processo de aprendizagem e à personalidade, os psicólogos clínicos e,principalmente, os psicólogos organizacionais e industriais. 
Os psicólogos organizacionais e industriais (...) estudam aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia de...
tracking img