Comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
Laureate International Universities
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO




A noção de Cidadania e Poder



MANAUS
2012

Ana Carla Silva de Oliveira
Bárbara Angélica de Oliveira Monteiro
Luciana Farias dos Santos
EloydSamara Dias Rebelo
Waleria Christian Gomes Grana

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


Trabalho apresentado a Prof. Luciana
como requisito para obtençãode nota parcial
do 1ºBimestre da disciplina Comportamento
Organizacional do Curso de Administração do
Centro Universitário Uninorte.

MANAUS
2012
INTRODUÇÃO

A Cidadania tendo por origem a GréciaClássica, a cidadania, enquanto conceito, era utilizada para designar os direitos dos cidadãos, sendo estes, indivíduos que viviam nas pólis e que participavam, efetivamente, das coisas de interesse público, bem como das decisões políticas. Cidadania, portanto, não era apenas um mero conceito, mas uma ação concreta do cidadão grego. O conceito de cidadania foi ampliado, com o passar dos tempos eao longo a história, passando a abarcar uma série de valores sociais que determinam o conjunto de direitos e deveres dos cidadãos. A partir da Revolução Francesa, 1789, marco inaugural da sociedade moderna, e burguesa, o indivíduo passa a ser visto como homem, ou seja, como pessoa privada, e como cidadão, como pessoa pública. Portanto, modernamente, e por que não dizer, contemporaneamente, cidadãoé o indivíduo que possui direitos e deveres para com a coletividade da qual participa, que atua diuturnamente para ter o direito fundamental à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei; é aquele indivíduo que se interessa e participa dos destinos da sociedade na qual está inserido; é aquele que tem plena consciência do valor do seu voto no sistema representativo e democrático; éaquele que luta incansavelmente no dia-a-dia por uma educação de qualidade, por uma saúde acessível à todos, enfim, por um trabalho que dignifique a própria vida.
O termo poder tem múltiplas definições e acepções. A palavra é usada para fazer referência à faculdade, facilidade ou potência para fazer algo. O poder também implica ter mais força do que outra pessoa e vencê-la numa luta física ounuma discussão (num debate).

A Noção de Cidadania e Poder

Cidadania na lei comum

The very notion of Citizenship dates back to the American and French A própria noção de cidadania remonta à americana e francesa Revolutions, when the monarchical concept of allegiance was sought to be replaced Revoluções, quando o conceito de lealdade monárquica foi pedido para sersubstituído by more 'modern' notions. por mais 'modernos' noções.
Até o final do século19 Direito Internacional tinha vindo a reconhecer regrasfor the acquisition of citizenship through three distinct means, namely jus soli “right para a aquisição da cidadania através de três meios distintos, a saber jus soli direito "of the soil” or birthright, jus sanguinis or “right of blood”, or naturalization.do solo "ou direito de nascença, jus sanguinis, ou" direito de sangue ",ou naturalização. At this Neste time citizenship was granted to every child born on Australian soil.cidadania tempo foi concedida a cada criança nascida em solo australiano. This birthrightEste direito de primogenituraapproach to citizenship was favoured by the domestic law of many countries at the abordagem à cidadania foi...
tracking img