Resenhas gerenciamento de cadeia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Baseado no texto do capitulo I (Compreendendo a Cadeia de Suprimento) - Gerenciamento da Cadeia de suprimentos 1ª edição/2002 - Sunil Chopra e Peter Meindl, são vistos conceitos e estratégias no quese refere à cadeia de suprimento e também ferramentas analíticas capaz de solucionar problemas na cadeia de suprimentos, posicionando como o gerenciamento da cadeia é capaz de influenciar no resultadode uma empresa e se destacar como uma vantagem competitiva.
A cadeia de suprimento é composta por processos e atividade envolvidos no atendimento de um pedido de um cliente, reflete a interaçãodesde os fornecedores de matéria-prima até o consumidor final. Uma cadeia de suprimento englobam estágios e seu objetivo final é satisfazer as necessidades do cliente agregando valor ao seu produto emaximizando seu resultado.
Os estágios de cada cadeia de suprimento variam de acordo com as suas necessidades, dependendo do produto ou do processo envolvido, o objetivo da cadeia é maximizar o valorglobal gerado, os estágios incluem clientes, varejistas, atacadistas/distribuidores, fabricantes e fornecedores.
“O gerenciamento da cadeia de suprimento envolve o controle dos fluxos entre os estágiosda cadeia para maximizar a lucratividade total” (pag.6, Parte I), ou seja, o gerenciamento reflete as decisões tomadas envolvendo o fluxo de informações, de produto e monetário, o resultado vaidepender dos resultados e prazos relacionados nas seguintes fases:
1. Estratégia ou projeto da cadeia de suprimento - É definida uma estrutura e desenvolvido uma estratégia para se iniciar um projeto,foca em decisões a longo prazo .
2. Planejamento da cadeia de suprimento – Nessa fase as decisões são tomadas em curto prazo, são estabelecidos parâmetros que funcionaram por um certo períodoespecificado e são estabelecidas restrições.
3. Operação da cadeia de suprimento – Focada na redução do ciclo de tempo, suas operações são voltadas para a sincronização de suprimento/demanda....
tracking img