Comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CQMD EAD1

Comportamento Organizacional
Profª Ma. Ana Mar ia de Vasconcelos Silva

Indivíduo e Comportamento: Percepção e Personalidade
Palavras chave: Comportamento, Personalidade, Percepção

1

Personalidade -Conceito
Personalidade é um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizados de forma própria. Hereditariedade x Ambiente2

Teorias da personalidade
Abordagens e teorias da personalidade: 1) A Teoria dos Traços da personalidade; 2) A Teoria psicodinâmica; 3) A teoria humanista; 4) Abordagem integrativa.

3

1

Slide 1 CQMD EAD1 Esta é a abertura básica das Apresentações, você só precisa substituir os textos conforme indicado. Lembre-se que somente uma única fonte será aplicada em toda a apresentação, aArial Rounded MT Bold.
Coordenação de Qualidade em Materiais Didáticos EAD; 14/6/2010

1) Teoria dos Traços
A organização dinâmica dos sistemas psíquicos no indivíduo determinam seu comportamento e modo de pensar car acter ístico (Gor don Allport, 1937).

4

Para Jung (1923). Extroversão - inclinação do indivíduo para coisas externas a ele; introversão - inclinação do indivíduo de explorarsentimentos e experiências.

5

BIG FIVE: 1 -Extroversão (assertiva e sociável); 2 -Agradabilidade (cooperativa e agradável); 3 Consciência (organizada e confiável); 4-Estabilidade emocional (calma/autoconfiante) 5-Abertura à experiência (criativa, culta).

6

2

2)Teoria Psicodinâmica(Freud)
Influência de conteúdos: conscientes, pré-conscientes e inconscientes; Estrutura dinâmica dapersonalidade por 3 sistemas: Id - ego - superego.

7

Mecanismos de defesa Processos psíquicos com objetivo de afastar um evento gerador de angústia da percepção consciente. São funções do ego e são inconscientes.

8

Teoria Humanista
Ênfase na pessoa humana, em sua totalidade e unicidade. A teoria de Carl Rogers é identificada como representante da psicologia humanista.

9

3 Carl Rogers - estrutura de personalidade de único constructo, o qual denominava self, hoje conhecido como autoimagem. Autoimagem é a imagem mental de si.

10

A autoimagem pode não ser coerente com suas experiências. Incongruente Incoerência entre a auto-imagem de uma pessoa e sua experiência real. Congruente coerente.

11

Abordagem Integrativa
Visão integrativa e sistêmica dapersonalidade. Como resultado da associação de emoções, cognições, atitudes, expectativas e fantasias; Foco na pessoa nas variáveis situacionais.

12

4

Aplicação na organização
Jung - pessoas são fundamentalmente diferentes,mas também semelhantes; Em sua obra Tipos Psicológicos , avançou identificando também tipos de percepção, julgamento.

13

Percepção (informação) e julgamento (tomada dedecisão) representam funções mentais básicas. Tipos de percepção: sentindo/intuindo; julgamento: pensando e sentindo;

14

Extroversão(E)/Introversão(I): energia (E) relação interpessoal (relação social ampla); (I) pelo tempo (modesta); Preferências X habilidades sociais.

15

5

Tipo Psicológico
Percepção: Sentir/Intuir -Sensor (S) Atento à infor mação; intuidor (N) Sexto sentido.Julgamento:Pensando/Sentindo Pensando/objetivo; Sentindo/visão pessoal

16

Percepção
A percepção é um processo psicológico que a estrutura biológica dos seres humanos conforma (necessidade); Percepção é socialmente condicionada (historicidade/padrões linguistico).

17

Percepção - elementos da memória, do raciocínio, do juízo e do afeto, portanto, acopla-se às qualidades objetivas dos sentidosoutros elementos subjetivos e próprios de cada indivíduo.

18

6

19

20

21

7

22

Percepção
O homem é o criador de valores, mas esquece sua própria criação, e vê neles algo de transcendência, de eterno e verdadeiro, quando os valores não são mais do que algo humano (Nietzsche,1973).

23

CQMD EAD3

Comportamento Organizacional
Profª Ma. Ana Mar ia de Vasconcelos...
tracking img