Comportamento violento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISÃO

Comportamento Violento

Homem vs. Mulher

FERREIRA, L., SOARES, A.

Licenciatura em Psicologia Criminal

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Monte de Caparica, Portugal

Campus Universitário – Quinta da Granja 2829-511 Monte de Caparica; Tel.: +351212946700 Fax: +351212946771
-------------------------------------------------

Resumo
Em regra os homens têmtendência para comportamentos mais violentos em relação às mulheres. Devido a diversos estudos realizados com grupos distintos, foi encontrado que os indivíduos que não apresentam transtornos mentais demonstram um comportamento mais violentos em relação àqueles indivíduos que sofrem de qualquer tipo de psicopatologia.
É necessário também referir que o uso de determinadas substâncias têm acapacidade para alterar o estado de humor de um indivíduo alterando assim o seu comportamento. A substância mais recorrente é o uso abusivo do álcool devido a ser o mais acessível e de carácter mais económico; esta substância causa elevados graus de dependência alterando totalmente o comportamento do indivíduo consumidor tornando-se cada vez mais violento para si e para a sociedade que o rodeia. Éimportate referenciar que não é apenas o sexo masculino aquele que se torna mais violento, é claro que com diversos estudos científicos se pode verificar que os homens tendem a ter um comportamento mais violentos, mas isso não exclui totalmente as mulheres, sendo por vezes recorrente a violência e o comportamento violento neste género, embora muito menos comprovado.
Palavras-chave: Violência,Perturbação mental, Mulher, Homem, Álcool.

Introdução
Foi efectuada uma pesquisa acerca da criminalidade nos Estados Unidos da América em que se verifiou que apenas 14% das vítimas inquiridas afirma ter sido agredida por um elemento do genéro feminino. (Lidz, Mulvey, e Gardner, 1993).
De acordo com o senso comum da população em geral, possuem uma tendência em acreditar que as mulheres apresentam umbaixo risco de comportamento violento (Cunha & Novaes, 2004). Para comprovar este tipo de ideias é necessário efectuar estudos adequados em indivíduos tanto homens como mulheres para poder avaliar em que factores ocorreram este tipo de comportamento. Assim sendo é fundamental investigar os factores psicossocias e os sintomas clínicos. (Stuart, G.L., Moore, T.M., e Ramsey, S.E., 2004) Porregra geral, o comportamento violento no sexo feminino surge devido a experiências passadas como, por exemplo, violência doméstica, devido a algum tipo de psicopatologia que possam possuir ou até mesmo no meio em que se inserem (Conner et al., 2001). Os estudos efetuados ao sexo masculino demostram que a violência não surge por si só, ou seja, existem diversos factores ocorrentes na vida do indivíduoque o leva a ter determinado comportamento, mas estes estudos indicam também que o sexo masculino é o agressor mor. Esta violência associa-se ao consumo excessivo do álcool e é identificado através de comportamentos agressivos contra si próprio ou direcionados para outros individuos. (Robbins, Monahan, e Silver, 2003).
Por outro lado, outros estudos realizados, nas úlimas décadas, mostraram umaassociação entre comportamento violento e perturbações mentais maiores, ou seja, tais como esquizofrenia, perturbação bipolar, depressão major. (Abrahams, Jewkes, Laubscher, e Hoffman, 2006)
Mulher e Violência
Quando se refere a prática de violência ao sexo feminino destina-se ao crime violento. Os actos violentos praticados por mulheres surgem na maior parte por conflitos interpessoais e sãodirecionados para indivíduos em que mantenham uma relação de intimidade. (Sher, 2006) A agressividade a indivíduos que eles são estranhos é menos comum, em casos extremos a mulher que é constantemente exposta a repetidos atos de violência por parte de entes queridos desenvolvem comportamentos bastante agressivos e violentos. Para além de a violência por parte do sexo feminino surgir de conflitos...
tracking img