Comportamento socialmente eficaz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO SOCIALMENTE EFICAZ

✓ É aquele que, quando emitido, produz harmonia na relação interpessoal e, consequentemente, uma melhoria na qualidade de vida das pessoas, pois tem comopropósito fundamental preservar o direito e a individualidade do outro.
✓ Etapas para aquisição e/ou desenvolvimento de comportamento socialmente eficaz:
- Reconhecer a necessidade de sermos maisempáticos.
- A assertividade – é a capacidade de expressar uma emoção de maneira adequada, de forma honesta e no momento oportuno. Ser assertivo é o contrário de ser agressivo.
- Podemosaprender por regras socialmente determinadas e/ou por contingências (por experimentação e observação).
- Observar o papel que os outros desempenham, a hierarquia de uma dada relação e, que são humanospassiveis de erros e acertos.
- Utilizar a técnica do Pare- Pense-Atue.

CONVÍVIO SOCIAL: RESPEITO E EDUCAÇÃO

✓ A civilidade, ou seja, as regras de convivo social (bons modos e polidezno comportamento), surgiram quando o homem começou a ter consciência de si mesmo (descobriu que era um ser dotado de raciocínio e inteligência).
✓ Viver em grupo exige regras.
✓ A educaçãopassa por processos de aprendizagem e não há aprendizagem se não houver mudanças contínuas no comportamento, cada vez que o ambiente demandar novas respostas.
✓ A educação não se limita àaquisição do conhecimento, e este conhecimento por si só não é a base de tudo.
✓ Um dos grandes desafios da convivência social é aprender a viver com as diferenças e amenizar os conflitos para que a vidaem sociedade seja algo mais prazeroso.
✓ A competição é inerente da espécie humana e é até saudável no sentido de você se comparar para buscar seu aprimoramento pessoal e profissional.
✓ Épreciso entender que nem sempre é possível ganhar e que a convivência social implica a interação de pessoas diferentes.
✓ O que não se pode fazer é recusar-se a conviver em sociedade. Somos...
tracking img