Animais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALFA ROMEO



Índice

* Introdução
* Sinopse
* Insight
* Estratégia de Media
* Estratégia Criativa
* Conclusão
* Bibliografia

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de comunicação publicitária pelos alunos Baltasar Brito, Bernardo Amaral, Miguel Martins, Pedro Capela e Rodrigo Ribeiro da licenciatura de Marketing e Publicidade,turma A2, dirigida pelo professor Alexandre Duarte.
Com este trabalho, tivemos como objectivo melhorar uma campanha de comunicação à nossa escolha e decidimos optar pela publicidade que a Alfa Romeo fez para o modelo de um dos seus carros: Giulietta.
Considerámos a campanha actual demasiado confusa e pouco explícita em relação ao target pretendido, cabendo-nos assim a tarefa de a modificar ,tornando-a mais apelativa para o consumidor.



Sinopse

Foi no dia 24 de Junho de 1910 que um grupo de empresários milaneses decidiu adquirir à francesa Darracq, a patente daquela que se veio a tornar na Anomina Lombarda Fabrica Automobili. ALFA, como mais facilmente é denominada, tornou-se assim num fabricante automovel italiano e que posterioremente se juntou ao grupo FIAT , em 1987.
Emrelação ao emblema da marca, distigue-se por estar repleto de tradição e simbologismo italiano. Segue-se então uma imagem que ilustra a sua evolução:
Com a cruz vermelha que simboliza a cidade de Milano e a cobra do brazão dos Visconti, estava criada a Alfa Romeo. É de referir também que o último redesign do logotipo foi feito a quase 40 anos e continua em vogue.

Não sendo elitista, a  AlfaRomeo surge no mercado com um posicionamento de marca desportiva, conseguindo conciliar também com a sua “veia” familiar. É também uma marca que vai subindo o número de vendas, ganhando notoriedade ao longo dos anos e que cada vez mais surge na mente do consumidor como uma marca fiável.
Em relação ao GUILIETTA, podemos afirmar que é um ressurgimento. Depois de ser produzido durante 11 anos(1954-1965), este modelo volta ao mercado em 2010, onde veio substituir o antigo Alfa Romeo 147, aparecendo assim com umas linhas mais juviais.
Já os “entendidos na matéria”, classificam-no como um automóvel robusto e sólido, sendo ao mesmo tempo dinâmico e desportivo.
Sendo assim, a Alfa Romeo é uma marca que para os consumidores simboliza desejo, posição, beleza e expressão italiana.

Insight

AAlfa Romeu, criou sempre campanhas de comunicação caracterizadas pelo seu estilo controverso e pouco ortodoxo, provocando algumas discussões sobre estas.
Um bom exemplo disso foi o insight que a marca defendeu na década de 60:
“The Alfa Romeo Giulia 1600 SS - For the man who has everything, here is the car to keep him company. ... The price is GBP 2394 including tax. Expensive? Naturally! Whatelse would you expect a hand-built Alfa to be?”
“O Alfa Romeo Giulia 1600 SS – Para o homem que tem tudo, aqui está o carro que lhe faz companhia... O preço é 2394 libras incluindo impostos. Caro? Naturalmente! Quanto é que esperava que um Alfa construído à mão custasse?”

O Insight acima referido foi utilizado na divulgação do Alfa Romeo Giulia 1600 SS, mostrando assim quea marca defende ideias diferentes e agressivas , tais como as linhas utilizadas nos seus modelos.




A Alfa Romeo sempre procurou transmitir a ideia de ser imprescindível a criação de uma relação sentimental entre o carro e o seu proprietário. Como resultado desta ideologia, surge o insight “sem coração seríamos apenas máquinas”.
Em virtude deste pensamento, a marcaconseguiu transmitir um posicionamento que apela a confiança do cliente levando assim à sua fidelização.
O insight relaciona a cumplicidade entre o condutor e o carro com as relações interpessoais humanas; leva o cliente a reconhecer a Alfa Romeo como mais do que uma marca, passando a ser algo em que se tem confiança, tornando-a parte de nós.
Por isso, concordamos totalmente com o insight....
tracking img