Comportamento social e interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento social interpessoal

Considerando o contínuo indivíduo-coletividade em que se manifestam os comportamentos sociais, não fica difícil depreender que o estudo dos comportamentos sociais interpessoais se localize mais próximo ao plano do indivíduo. De fato, trata-se de uma série de padrões de comportamentos que se caracterizam pela presença de dois indivíduos que se relacionam, namaior parte das vezes, através de um tipo de interação que pode ser caracterizada como diádica ou face a face.
Claro que estes comportamentos se manifestam em situações muito distintas. Decorre daí a necessidade de se distinguir as condições em que se manifestam os vários padrões de comportamento interpessoais. A literatura especializada indica uma série de temas estudados pelos psicólogossociais dedicados ao estudo dos comportamentos interpessoais, como por exemplo, a percepção social, a atração interpessoal, o comportamento altruísta e o agressivo, o poder social e a proxêmica.
Indicaremos a seguir algumas informações básicas a respeito destes processos interpessoais, sem contudo deixar de voltar a chamar a atenção que independente das suas diferenças, estes padrões de comportamentose manifestam nas relações face a face.

Percepção social
A visão tradicional do estudo da percepção considera que as sensações poderiam ser distinguidas da percepção, na medida em que, aquelas seriam apreendidas de uma forma isolada e desconexa, enquanto a atividade perceptiva utilizaria a base sensorial para aplicar a esta um esquema organizacional e um conjunto de significados, quedependeriam, em última análise, da experiência passada do percebedor. Embora a visão tradicional tivesse sido colocada em cheque, ainda que de uma forma tímida, ela permaneceu ditando as regras durante um longo período de tempo. Este predomínio começou a se modificar a partir dos estudos realizados pelos autores vinculados a um movimento denominado new look in perception.
Este movimento, claramenteinfluenciado pela psicologia da gestalt e pela psicanálise reagiu frontalmente à visão dominante no estudo da percepção ao defender a tese de que a percepção estava sujeita a influências de variáveis tais como atitudes, valores, expectativas e defesas psicológicas. Para J. Brunner, a percepção dependeria de um sistema de categorias em função das quais os estímulos seriam classificados ereceberiam uma identidade. Nesse sentido, perceber poderia ser entendido como um processo decisório realizado por um agente ativo. Este sujeito ativo, perceberia na medida em que relacionasse os estímulos de entrada aos sistemas de codificações apropriados. Ao fazer isso, o sujeito seria capaz de, devido às atividades inferenciais, ultrapassar as propriedades perceptivas dos objetos.
Uma boa definição depercepção foi apresentada por Gregory nos seguintes termos: construções elaboradas a partir de fragmentos flutuantes dos dados sinalizados pelos sentidos e obtidos dos bancos de memória do cérebro. Esta definição, embora alheia ao foco principal de interesse do nosso curso de psicologia social, interessa-nos por indicar os dois principais elementos envolvidos nos processos perceptivos de modogeral: o estímulo, ou o objeto percebido, como por exemplo, uma bola, uma pedra, a praia ou uma pessoa e, por outro lado, o contexto, ou a situação que impele a atribuição de significados aos objetos percebidos. Neste sentido, podemos falar tanto em uma percepção mediada pelo estímulo como em uma percepção mediada pelo contexto. Não é difícil notar, a partir desta diferenciação, que a quantidade deinformação ou a clareza acerca do objeto percebido irá determinar qual o padrão de processamento perceptual que adotaremos. Assim, por exemplo, se o objeto percebido se manifestar com toda a clareza, provavelmente a percepção mediada pelo estímulo irá se manifestar mais facilmente, enquanto que nos caso de objetos ambíguos, desconhecidos ou que se apresentam de uma forma muito rápida favorecem o...
tracking img