Portifolio saude mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Data da aula: 23/02/2012
• Noções Básicas de Saúde mental – Enfermagem em Saúde Mental


[pic]

Conceitos de Saúde Mental:


A saúde mental é definida como sendo o estado de equilíbrio entre uma pessoa e o seu meio sociocultural. Este estado garante ao indivíduo a sua participação laboral, intelectual e social para alcançar um bem-estar e alguma qualidade de vida. Ainda que oconceito de saúde mental surja por analogia à saúde física, trata de fenômenos mais complexos. Posto isto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) assegurou que não existe nenhuma definição oficial que diga respeito à saúde mental, já que esta é sempre influenciada pelas diferenças culturais e pela subjectividade.

Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saberlidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Alguns intens foram selecionados como critérios de saúde mental, que são: atitude positiva em relação a si próprio; crescimento, desenvolvimento e auto-realização; integração e respostaemocional; autonomia e autodeterminação; percepção apurada da realidade; domínio ambiental e competência social.

Crises

Uma crise é uma perturbação causada por um evento estressante ou pela percepção de uma ameaça.

É a reação de um induviduo quando exposto a uma mudança no seu estilo de vida habitual, o tirando de sua rotina ou se seus costumes, podendo também ser por mudanças afetivas, como porexemplo, a morte de um familiar/amigo, o término de um relacionamento, ou a ameaça de ambos e desafios.

As crises acontecem em quatro fases:

- A primeira fase, é aquela onde o individuo é tomado por ansiedade e inicia o processo de enfrentamento costumeiro da situação.

- Na segunda fase, o individuo fica mais ansioso ainda, pois os metodos utilizados anteriormente fracassaram.

- Naterceira fase, ele ja começa a formular novos modos de enfrentamento, ou a ameaça é redefinidade de modo que os anteriores possam vir a funcionar.

- Na quarta fase, existe uma continuidade na ansiedade ou pânico no individuo, podendo levar a uma desorganização psicológica.

Então, um individuo que é exposto a um desequilibrio pode não desencadear uma crise, desde que o enfrentamento dasituação venha acompanhado dos seguintes fatores de equilibrio: percepção realista do evento, suporte adequado na situação, mecanismos adequados de enfrentamento, pois a partir dos mesmos o problema será solucionado e o equilíbrio retomado, havendo então uma ausência de crise. Porém, se tais fatores de equilíbrio estiverem ausentes o problema não será solucionado, e o indivíduo continuará exposto aodesequilíbrio, gerando então, uma crise.

É importante ressaltar que, uma pessoa em crise procura e aceita auxilio com freqüência até que sintam que sua vida voltou ao normal.

As crises são classificadas em:

Maturativas: são as etapas que passamos até obtermos maturidade, as chamadas fases, exemplo: fase dos sete anos, fase do “porquê”, fase da adolescência.

Situacionais: acontecem quando umindividuo ou um grupo é perturbado por determinado evento em suas vidas, exemplo: perda de emprego, perda de um ente querido, gravidez indesejada, divórcio, surgimento ou agravamento de doenças.

Fortuitas: são eventos acidentais incomuns que acarretam uma perda muito grande e trazem muitas mudanças ambientais, tais como: terremoto, furacão, incêndio, deslizamento, enxurradas.

ComponentesBiopsicosociais

Tais componentes nos permite analisar o comportamento humano sob uma perspectiva holística, ou seja considerando o todo, sem deixar de observar e considerar as partes isoladas. Os componentes são:

1. Biológicos 2. Psicológicos 3. Socioculturais
É levado em consideração o evento, a interpretação feita pelo individuo e a resposta que...
tracking img