Pedagogia empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO







RELACIONAMENTO INTERPESSOAL















Aluno (a): Mariana Lemos do Prado



UBERLÂNDIA
2010
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Mariana Lemos do Prado
Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia – MG
marianalis2006@hotmail.com

RESUMO


A elaboração deste artigo foi realizada, a partir de uma revisãobibliográfica embasada nos conceitos e definições já existentes e de grande relevância dos termos relacionamento interpessoal, clima organizacional e cultura, de autores renomados. Faz referências sobre seus pensamentos objetivando explicar como os indivíduos se relacionam nos diversos ambientes destinados ao ser humano, como resistem de um modo diferente às pressões coletivas e como cada pessoainfluencia o grupo a que pertence. A importância estratégica do clima organizacional e a influência da cultura. Enfatiza a importância do bom relacionamento interpessoal para a organização moderna que quer permanecer competitiva no mercado. O papel do gerente dentro das organizações e como ele deve administrar os conflitos gerados entre os grupos.

Palavras-chave: Relacionamento interpessoal; ClimaOrganizacional; Cultura.


INTRODUÇÃO

O homem é considerado um ser de relações sociais e no processo de socialização a que foi submetido, existem os aspectos facilitadores e os impeditivos, em termos pessoais e grupais.
O processo de socialização direciona os valores e vontades que acompanham o indivíduo desde sua infância e são adquiridos de sua família ou de seus pares.
Os valorescirculantes na sociedade possibilitam ao homem sua auto-afirmação, formando assim sua individualidade e contribuem para a formação de seu caráter. Ele não incorpora esses valores por completo, segue critérios preestabelecidos pelo grupo social.
As relações no ambiente organizacional associam-se a experiência de vida, por isso a conduta é pautada por condicionamentos e aprendizados que afetam asinterações sociais e profissionais, mantidas no ambiente de trabalho.
Os indivíduos quando se relacionam com diversos ambientes, o fazem segundo parâmetros preestabelecidos, as condutas são reflexos de suas interações familiares e experiências sociais. Ao estabelecerem relações com o ambiente de trabalho, suas expectativas e valores são oriundas de suas classes sociais, esses determinantessão altamente influenciáveis. Numa organização, os operários, o pessoal da administração, o chefe, o supervisor, o diretor são representantes de diferentes classes sociais, e carregam consigo características específicas de suas classes e categorias profissionais a que pertencem.
O atual quadro socioeconômico-político está levando as organizações a remodelarem seu quadro de pessoal, fazendoajustes e realinhamentos na sua estrutura. A mudança é inevitável.
A conduta das pessoas está sofrendo interferências e há uma constante preocupação em adquirir novos conhecimentos, novas posturas e comportamentos que devem ser compatíveis com a demanda organizacional/social.
Atualmente as organizações estão investindo nas pessoas, que representam seu maior patrimônio. Percebe-se umalivre comunicação em todos os níveis e direções, há mais autonomia das pessoas e dos grupos, maior delegação, mais responsabilidade, estímulo a criatividade, autonomia, crescimento e maturidade. Esta comunicação livre estreita os laços de interesse, respeito, confiança e envolvimento entre os membros das organizações.
As modernas organizações dão grande importância ao fator humano, utilizandoplenamente as pessoas em suas atividades, desencadeando o processo de cooperação, comprometimento, interação e atuação em grupo, valorizando as características pessoais e não apenas profissionais de seus colaboradores. Essas organizações querem conhecer o temperamento e as atitudes, inclusive fora do ambiente de trabalho. Querem saber como as pessoas se relacionam na família, no grupo de...
tracking img