Comportamento organizacional e marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo de marketing é atender às necessidades e desejos dos consumidores. A área do comportamento do consumidor estuda como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e dispõem de bens, serviços, idéias ou experiências para satisfazer as suas necessidades e desejos.
Pode-se questionar o que é necessidade, desejo por parte do consumidor.
Para lançar um produtono mercado que satisfaça realmente os consumidores é
necessário entender a razão pela qual estes realizam suas compras. Não é uma tarefa fácil de entender o consumidor, a lógica é entrar no mundo deles para descobrir e entender como eles pensam e agem, e usar este conhecimento para oferecer melhores produtos ou serviços para que estes atendam exatamente aos seus desejos e necessidades, que sãofatores de sucesso para as empresas.

Diagnóstico Organizacional

Realizar um diagnóstico organizacional é de uma importância para uma empresa, pois é através deste que apuramos o potencial ou as dificuldades da mesma. É o propósito de levantar todas as características como: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que é a ferramenta Matriz SWOT.
Um diagnóstico tem como objetivo elaborar uminventário dos pontos fortes e fracos de uma empresa em todos os aspectos. A tomada de decisão caberá ao dirigente da empresa, podendo prosseguir ou parar a sua ação, é necessário coragem em visualizar a importância da mudança e suas conseqüências.
A Matriz SWOT é de extrema importância, pois é importante conhecer mais aprofundamente os vários aspectos internos e externos da empresa por forma adar resposta a eventuais problemas detectados ou atacar os concorrentes nas fragilidades encontradas. Depois de analizados todos estes fatores têm a sua análise concluída e depois é só tirar suas conclusões. Não esquecendo que as ameaças dos outros podem ser oportunidades para si e as suas ameaças podem ser oportunidades para os concorrentes.
Fundamentos do marketing

O que é Marketing?

É oprocesso de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais

Mercado – alvo

É aquele para o qual a empresa irá direcionar seus investimentos e focar sua
estratégia de marketing. Ele é selecionado com base na análise de atratividade e
focar suaestratégia de marketing.
Os principais componentes são:
Propaganda
Propaganda é a técnica de criar opinião pública favorável a um determinado produto, serviço, instituição ou idéia, visando orientar o comportamento humano num determinado sentido.

Os objetivos da propaganda são:

1. Aumentar a participação no mercado;
2. Estimular as vendas.
Podemos afirmar que um grande veiculo de propaganda é ainternet, temos como exemplo os atuais sites de promoção (peixe urbano, Groupon, Saveme... etc), que é acessado por milhares de usuários, ocasionando um conforto para o usuário e uma venda certa para a empresa anunciante.
Promoção de Venda
Cada dia torna-se mais importante e mais necessária a promoção de vendas, diante da concorrência existente, o que força os industriais e comerciantes a melhorse aparelharem para não sucumbirem na luta pela conquista de mercados.
A sutileza dessa técnica consiste em levar o consumidor a solicitar, no ato da compra, a marca anunciada. No varejo, pela própria natureza do negócio, tudo é promoção de vendas, desde que haja orientação adequada para atingir o fim desejado: VENDER MAIS E MELHOR.
Para tanto, é importante não deixar “a propaganda morrer noponto de venda”. Não é bastante anunciar ou promover campanhas publicitárias, se isso não estiver apoiado num trabalho paralelo de promoção de vendas.
Conseqüentemente, promoção de vendas é um acontecimento em torno do produto ou no local da venda
Os principais objetivos da promoção de vendas consiste em:
Acelerar as vendas;
bloquear a penetração da concorrência;
aditar novas razões de...
tracking img