Comportamento do consumidor - omo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO
DE
MARKETING

Comportamento do Consumidor

Trabalho com referência a disciplina de Administração de Marketing, sob a orientação do professor

Comportamento do Consumidor – Produto OMO
Antigamente o ato de lavar roupas era penoso para as donas de casa: preparar o molho, esfregar, alvejar e quarar eram parte da rotina doméstica e tarefas encaradas como necessárias, conformeos ensinamentos passados de mãe para filha. Isto até não surgir o sabão em pó OMO. Brancura, brilho, alto desempenho e qualidade superior na lavagem levaram OMO à liderança de mercado em boa parte dos países onde está presente. Afinal, dificilmente uma dona-de-casa, especialmente a brasileira, não ouviu ou muito menos comprou o sabão em pó que deixa mais branco.
No Brasil o mercado de sabão em pósurgiu no final da década de 50, enfrentando grandes barreiras de aceitação principalmente por causa do sabão em barra que era mais barato e que as donas-de-casa já haviam criado o hábito de usá-lo. Porém, com o aumento do poder aquisitivo da população e com a inserção da mulher no mercado de trabalho, o sabão em pó conquistou seu espaço e até substituiu o sabão em pedra.

A história da marcaA marca OMO foi registrada pela primeira vez na Inglaterra no ano de 1908 pela Lever Brothers (empresa que daria origem a Unilever em 1930). O produto era um amaciante de roupa que, em 1909, daria lugar a um sabão em pó para limpeza de tecidos brancos. Seu nome era a abreviatura de Old Mother Owl (velha mãe coruja), representação do zelo materno e da sabedoria.
O sofisticado e novo conceito dedetergente em pó, artigo elaborado com matérias-primas sintéticas capaz de atingir resultados de limpeza muito mais eficientes do que o tradicional, conquistou as donas de casa inglesas. Rapidamente o produto alcançou uma alta aceitação entre as mulheres europeias, que aderiram à vantajosa praticidade do detergente em pó. No início dos anos 90, OMO já era um das mais importantes marcas da Unilever,comercializada em 18 países dos cinco continentes.
A empresa não mediu esforços para conquistar as exigentes consumidoras brasileiras, por tradição, muito envolvidas com a limpeza das roupas da família. A estratégia para o lançamento de OMO no país foi cercada de mistério nas chamadas de rádio, a principal mídia da época, que inteligentemente aguçavam a curiosidade dos ouvintes com um sonoroOooomooo, sem revelar do que se tratava. Os jornais também estamparam em suas páginas a intrigante pergunta: “Mas como? Omo?”. O produto foi oficialmente lançado no Brasil em 1957.
Por não fazer sentido na língua portuguesa, a coruja nunca foi utilizada no país. “Onde Omo cai a sujeira sai”, com esse slogan os brasileiros foram apresentados ao sabão em pó OMO. A maior novidade por aqui era a cor azuldo pó, que levou em conta o hábito brasileiro de utilizar anil para realçar o branco das roupas. O sofisticado conceito de detergente em pó precisava ser explicado para as mulheres brasileiras, pouco familiarizadas com as técnicas mais modernas de lavagem.
A pesquisa Top of Mind, realizada anualmente pelo jornal Folha de São Paulo, consagrou Omo como a marca mais lembrada em seu segmento e emtodas as categorias de produto, desde 1991. No Brasil o produto é fabricado na unidade de Indaiatuba, que também é a maior fábrica de detergente em pó do mundo, com produção anual de 700.000 toneladas.

Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 1908
● Criador: Unilever
● Sede mundial: Londres, Inglaterra e Roterdã, Holanda
● Proprietário da marca: Unilever NV
● Capitalaberto: Não 
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado)
● Presença global: 28 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 163.000 (Unilever)
● Segmento: Higiene e Limpeza
● Principais produtos: Sabão em pó
● Slogan: Porque se sujar faz bem.
● Website: www.omo.com.br

Poder de compra
As mulheres detêm 72% do poder de decisão de todas as compras, sendo elas, o principal consumidor de sabão em...
tracking img