Resenha do livro o queijo e os vermes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo. Companhia das Letras, 2006

Osiel Soares Santana Acadêmico do curso de Direito da Faculdade AGES - 2012-2


Biografia:
Carlo Ginzburg, historiador e antropólogo italiano, renomado como um dos pioneiros no estudo da micro história, estudou na Scuola Normale Superiore de Pisa,como também no Warburg Institute de Londres, tendo ensinado história moderna na Universidade de Bolonha e nas universidades de Harvard, Yale e Princeton, e na Universidade da Califórnia, Los Angeles, aí ocupando, durante duas décadas, isto é, desde 1988, a cadeira de história do Renascimento italiano, e, atualmente, ocupa a cadeira de história cultural européia na Scuola Normale Superiore dePisa. Tornou-se mundialmente conhecido com a obra O queijo e os vermes (Il formaggio e i vermi, 1976), que versa sobre a vida de um camponês em Montereale Valcellina, Itália.
Trata-se de Domenico Scandella, chamado Menocchio, um moleiro do norte da Itália, que no século XVI atreveu-se a desafiar os poderes da inquisição, afirmando que a origem do mundo estava na putrefação. Segundo Menocchio, tudoera um caos, isto é, terra, ar, água e fogo juntos, num só volume em movimento, formou uma massa, do mesmo modo como o queijo é feito do leite, e do qual surgem os vermes, e esses foram os anjos.
Domenico Scandella, mais conhecido pela alcunha de Menocchio, casado, com 7 filhos, nascido em 1532, morador de Montereale, pequena aldeia nas colinas de Friuli, norte da Itália, tinha a profissão demoleiro, dentre outras, como carpinteiro, marceneiro, pedreiro, etc., figura um tanto quanto polêmica e esquisita, que, sendo moleiro, como tal se vestia: capa e capuz de lã branca. Era “paupérrimo”, segundo declarara aos inquisidores, dizendo possuir apenas “dois moinhos de aluguel e dois campos arrendados”, com o que sustentou e sustentava sua “pobre família”. Porém, sua vida social em Monterealenão era das piores, eis que consta que em 1581 fora Magistrado da aldeia e dos vilarejos circunvizinhos, como também administrador da Paróquia de Montereale.

Denunciado ao Santo Ofício em 28 de setembro de 1583, por suspeita de heresia, bem como por tentar difundir suas opiniões, tidas como ímpias e contrárias à deidade de Cristo, Menocchio nega, a princípio em seu interrogatório, a fonte de seuconhecimento e inspiração, procurando ganhar tempo, eis que para a igreja, seus ideais e convicções eram considerados uma afronta; mas, por outro lado, os conhecimentos adquiridos através da leitura de livros supostamente subversivos quanto aos dogmas da igreja católica, se revelada a sua origem, conduzi-lo-ia ao extermínio, pela condenação do Santo Ofício.

[...] No primeiro interrogatório eleconfirmou que Cristo havia sido um homem como os demais, nascido de são José e da Virgem Maria e explicou que Maria “era chamada de virgem porque estivera no templo das virgens. Existia um templo onde doze virgens eram mantidas e, à medida que eram preparadas, se casavam. Eu li isso no livro “Lucidario della Madona”. Esse livro, que em outra situação disse ser o “Rosário della gloriosa VergineMaria”, do dominicano Alberto da Castello. ... (p 73)

Dentre os fatos que levaram Menocchio ao interrogatório e conseqüente prisão, em fevereiro de 1584, destaca-se a chamada “Cosmogonia de Menocchio”, que ressalta a sua concepção acerca da criação do mundo e dos seres humanos, concepção esta que nada mais era senão o ápice da “loucura” e/ou blasfêmia contra Deus. O escritor, viajando no delírioda filosofia de seu protagonista, diz que, segundo ele, tudo é um caos, o mundo originou-se na putrefação desse caos, isto é, terra, ar, água e fogo juntos como num só volume em movimento, formou uma massa homogênea de onde saíram micróbios (que seriam os anjos), do mesmo modo como se faz o queijo que, do leite coalhado, surgem os vermes. Tais opiniões, a princípio, causaram fascínio aos...
tracking img