Comportamento da oferta e da demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO DA OFERTA E DA DEMANDA

A evolução do estudo da teoria microeconômica teve início basicamente com a análise da demanda de bens e serviços, cujos fundamentos estão alicerçados noconceito subjetivo de utilidade, que é a qualidade que os bens econômicos possuem de satisfazer as necessidades humanas.

A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviçoque os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.
A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor:
-Preço do bem ou serviço;
-Renda do consumidor;
-Gosto pessoal;
-Expectativa;
-Necessidade;

Para estudar-se a influência isolada dessas variáveis utiliza-se a hipótese do coeteris paribus, que significa “tudo o mais constante”, ou seja,considera-se cada uma dessas variáveis afetando separadamente as decisões do consumidor, supondo que as demais variáveis permaneçam fixadas.
A lei geral da demanda é uma relação inversamente entre a quantidadeprocurada e o preço do bem, coeteris paribus.
Essa relação quantidade procurada/preço, pode ser representada por uma escala de procura ou curva de procura. Os economistas supõem que a curva ouescala revelam as preferência dos consumidores. A curva da procura inclina-se de cima para baixo, no sentido da esquerda para a direita, sempre inversamente porque é proporcional ao preço.
Se o preço deum bem aumenta, a queda da quantidade demandada será provocada por esses dois efeitos somados:

-Efeito substituição - Se um bem X possui um substituto Y, que satisfaça a mesma necessidade, quando opreço de X aumenta, coeteris paribus, o consumidor passa a consumir o bem Y.
-Efeito renda - Quando o preço do bem X aumenta e a renda do consumidor permanece constante, o consumidor perde o poderaquisitivo, e a demanda por esse bem diminui.

Outras variáveis que afetam a demanda de um bem é a renda dos consumidores aumenta e a demanda do produto também, temos bens inferiores , cuja demanda...
tracking img