Estrategia de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing Estratégico

Origem

Originou-se na década de 50, se tornando muito conhecida nos anos de 60 e 70, fornecendo um amplo modelo para o desenvolvimento de estratégias competitivas para a realização de metas e objetivos organizacionais. O planejamento estratégico foi considerado amplamente como a resposta de todos os problemas. Muitas companhias ficaram um tanto quantoobsessivas por esta idéia. Nos anos 80, o planejamento estratégico ganhou novos nomes e houve uma fragmentação de seu corpo maior em modelos menores que, invariavelmente, não renderam grandes retornos. A década de 90, por sua vez, trouxe novamente o planejamento estratégico a tona. Desde então, praticado com abordagens mais contundentes o instrumento se mostrou altamente poderoso, é praticadolargamente no mundo atual dos negócios.

Conceito

A estratégia de marketing envolve a seleção de um mercado alvo especifico e a tomada de decisões em relação aos elementos cruciais de produtos, preço, promoção e distribuição para satisfazer as necessidades dos consumidores desse mercado.
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração deresultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda e comerciais na televisão. Marketing é muito mais do que isso. Trata-se de um conjunto de técnicas e ferramentas de gestão que são direcionadas pela empresa ao mercado em busca de objetivos.
Busca antecipar e prever necessidades, tendências e oportunidades no mercado, oferecendo informações preciosas para que a empresa saia nafrente em relação à concorrência, desenvolvendo ofertas de valor superior aos seus competidores e fortalecendo o conhecimento da marca na cabeça de seus consumidores.

Etapas:

O primeiro passo é efetuar uma análise do mercado (Estudo de Mercado), com vista a conhecer o mercado, os consumidores que se pretende atingir e as suas necessidades, a concorrência, o produto/serviço e aforma como se deve posicionar.

Segmentação e Posicionamento

Segmentação, escolha de mercados-alvo e Posicionamento – Identificação de segmentos de consumidores por meio de bases modernas.Estabelecimento de prioridades e escolha entre os segmentos a atacar conforme seu potencial, grau de concorrência, capacidade e vocação da empresa. Criação de diferenciais competitivos sustentáveispara negócios, produtos e serviços novos ou existentes, a apresentação destes diferenciais como o posicionamento junto ao mercado.

Planejamento Estratégico de Marketing

O planejamento estratégico de marketing está relacionado com a definição de objetivos de marketing. Para uma organização ter uma chance de atingir suas metas e objetivos é preciso que ela tenha um plano decompetição, ou um roteiro para ela chegar. Um marketing eficaz requer um planejamento estratégico nos vários níveis de uma organização.
A formulação do plano de marketing é também chamada de auditoria de marketing
estratégico e utiliza o método SWOT para sua elaboração. As atividades se resumem em realizar a avaliação da situação, determinar objetivos, desenvolver estratégias de segmentação eposicionamento, e em cima disso, decidir programas de ação para os componentes de mistura de marketing e prepara declarações financeiras de apoio (orçamentos e projeções de lucros e perdas)

Implementação de Marketing

É o processo de execução da estratégia de marketing pela criação e desempenho de ações especificas que iram assegurar o cumprimento dos objetivos de marketing da empresa. Oplanejamento estratégico sem implementação eficaz pode produzir conseqüências não desejadas que resultem em insatisfação para o consumidor e sentimentos de frustração dentro da empresa.
Do mesmo modo, uma implementação precária muito provavelmente prejudicará a realização dos objetivos organizacionais e de marketing da empresa. Infelizmente, muitas formas repetidamente fracassam na...
tracking img