Comportamento assertivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária de Gago Coutinho - Alverca do Ribatejo

Formação Modular
CP7 - Cidadania e Profissionalidade

comportamento assertivo
vida pessoal, familiar e profissional


assertividade
comportamento comunicacional
Assertividade é o mecanismo comportamental de afirmar os próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriadaao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas. Ao comunicarmos, podemos assumir quatro comportamentos distintos:
Assertivo
Auto-afirmação Capacidade de expressar sentimentos legítimos

Agressivo
Hostilidade Humilhação Insultos Violência

Passivo
Interiorização Autodesvalorização Insegurança Falta de determinação

Manipulador
Insinuação Chantagem Sarcasmo ContradiçãoA assertividade é o comportamento comunicacional mais adequado a desenvolver nos relacionamentos interpessoais.

Assertividade
comportamento comunicacional
Sendo a assertividade o comportamento mais adequado a desenvolver, importa, genericamente, ter em conta os seguintes fatores para o atingir:
Pensar antes de agir e falar: controlar as emoções para evitar um comportamento agressivoperante críticas. Usar a racionalidade. Falar de forma aberta e honesta: através da linguagem verbal e corporal. Dar espaço para que os outros se manifestam da mesma forma. Dizer "não" com segurança: não ferir susceptibilidades nem sentir culpa. Evitar dizer "sim" apenas para agradar às pessoas. Criticar de forma positiva e construtiva: aceitar que os outros pensem de forma diferente. Admitir ospróprios erros: reconhecer o erro e pedir desculpa. Abertura ao compromisso e à negociação: a pessoa assertiva não deseja ser a única a tirar partido de uma situação mas também não quer sair a perder. Por isso, está aberta ao diálogo.

Assertividade
vida pessoal
A assertividade aplicada à vida pessoal do indivíduo, na relação íntima consigo mesmo, pode refletir-se de forma determinante no seurelacionamento em sociedade. A assertividade está intimamente ligada ao autoconhecimento. Se o indivíduo não sabe o que pretende alcançar, adota rapidamente um comportamento passivo. Por essa razão, construir um grau amplo de autoestima desda a infância é um passo decisivo para obter um comportamento assertivo. Infelizmente, muita desta construção, nos primeiros anos de vida, é frequentemente sabotadapelos próprios pais, pela escola e pela sociedade em geral. Logo, o trabalho de aperfeiçoamento da autoestima é importante na idade adulta e exige o aprofundamento constante do autoconhecimento.

Assertividade
vida pessoal
No aspeto pessoal, o comportamento assertivo traz bem-estar, uma vez que a pessoa tem controlo sobre a sua própria vida, sem necessidade de aprovação de terceiros sobre assuas próprias escolhas. Fatores a considerar no desenvolvimento assertivo a nível pessoal:

Autoconhecimento Detetar defeitos e qualidades. Refletir no próprio comportamento para isolar desvios comportamentais.

Controlo Controlar os próprios medos e preservar a riqueza da sua própria individualidade.

Delimitação Colocar limites às pessoas agressivas que tentem invadir o nosso próprio espaço. Assertividade
vida familiar
A assertividade a nível familiar permite um relacionamento mais adequado e harmonioso entre os membros constituintes do agregado familiar, quer na relação interpessoal com os filhos, auxiliando-os no seu desenvolvimento e educação, quer na própria relação conjugal e afetiva. Ao assumirmos um comportamento assertivo na educação dos filhos, estamos também atransmitir-lhes princípios corretos e bases sólidas para a formulação da sua própria autoestima, que se virá a revelar fundamental quando entrarem na vida adulta e, assim, eles próprios verem a assertividade como um comportamento comunicacional natural e efetivo. Em relação à vida conjugal, o comportamento assertivo pode evitar conflitos infrutíferos e promove o bem-estar comum, com base no diálogo,...
tracking img