Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Supervisão escolar: perspectivas de ação face ao processo de avaliação da aprendizagem. Busca-se refletir sobre a figura do Supervisor Escolar na atualidade e seu fazer pedagógico o qual envolve ações tais como assessorar, acompanhar, orientar, monitorar e analisar sistematicamente todo o processo educativo e não mais apenas controlar os professores, como outrora. Vislumbra-se, de formaespecial, seu papel como mediador da prática avaliativa na escola, esta compreendida enquanto fase de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista os paradigmas vigentes. Aponta-se ainda a necessidade de uma formação profissional do Supervisor mais consistente para a melhoria da qualidade das ações desenvolvidas por este profissional no contexto escolar econseqüentemente para a qualidade em todo o processo educacional.

Palavras - chave: Supervisão Escolar. Aprendizagem. Avaliação. 

1 INTRODUÇÃO

Neste artigo reflete-se sobre o papel do supervisor face ao processo de avaliação da aprendizagem, tomando como referência a práxis avaliativa de professores e supervisores de forma crítica. Tem por finalidade precípua analisar o papel do supervisor no processo deavaliação face aos resquícios do ensino tradicional que ainda estão inseridos na prática de alguns professores. 
Objetiva, ainda, demonstrar como a ação supervisora escolar pode, dentro dos aspectos práticos da relação professor/aluno, acompanhar as mudanças paradigmáticas da avaliação, apesar das barreiras que existem no processo de avaliação.
Dessa forma, o presente artigo evidencia umaabordagem sobre a supervisão escolar e sua importância no processo de avaliação da aprendizagem, estruturando-se da 
_________________
*Pós Graduanda em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar (OESGE) pelo Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão (CAPEM) - Santa Fé, São Luís Ma.
** Orientadora. Pedagoga. Terapeuta Ocupacional. Especialista em Gerontologia. E-mail:walderlenesousa@gmail.com

seguinte forma: a princípio elencam-se alguns fatos importantes na evolução histórica dessa profissão destacando-se, entre outros, o Plano Geral dos Jesuítas conhecido como Ratio Estudiorum elemento relevante para o entendimento da História da Educação no Brasil e de forma particular da História da Supervisão Escolar, uma vez que neste documento figurou inicialmente a idéiade supervisão.
Destaca-se a mudança de paradigma em seu fazer pedagógico, que na atualidade não mais se restringe apenas ao controle do corpo docente, mas envolve ações complexas tais como assessorar, acompanhar, orientar, monitorar e analisar sistematicamente todo o processo educativo visando à melhoria da qualidade de processo ensino-aprendizagem. Tratam-se também de temáticas como a formação ea prática do Supervisor Escolar enfatizando os desafios desse profissional na práxis avaliativa.
No segundo momento abordam-se aspectos referentes à avaliação apontando a necessidade de formação profissional mais consistente para o Supervisor. 
Propõe-se com isso, desencadear reflexões sobre a importância desse profissional na atual conjuntura educativa. 

2 SUPERVISÃO ESCOLAR

2.1 AspectosHistóricos

Dermeval Saviani - no livro organizado por Naura Syria Ferreira - Supervisão Educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação ? traça uma rica retrospectiva da história da Supervisão. Para ele, mesmo nas comunidades primitivas "onde a educação se dava de forma difusa e indiferenciada, estava presente a função supervisora." (SAVIANI in FERREIRA, 2006, p.14).
O pesquisadordefende que ao longo dos tempos sempre se teve presente a função supervisora, esta desempenhada por diferentes figuras em dado período e/ou sociedade.
No Brasil, foi em 1549 que teve início no país a atividade educativa, com a vinda dos jesuítas. A partir de 1570, após a morte de Manuel da Nóbrega, o ensino foi orientado pelo Plano Geral dos Jesuítas, conhecido como ?Ratio Studiorum?, no qual...
tracking img