Componentes patrimoniais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DANIELA DALLA ROSA REDECKER















COMPONENTES PATRIMONIAIS





















Concórdia
2010
DANIELA DALLA ROSA REDECKER

















COMPONENTES PATRIMONIAIS








Trabalho apresentado ao Curso de Ciencias Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para a disciplina Contabilidade Básica.

Prof. Marcelo Resqueti Tarifa














Concórdia
2010

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
1. BENS 5
2. DIREITOS 6
3. OBRIGAÇÕES 7
4. PATRIMÔNIO LÍQUIDO 8
4.1. CAPITAL SOCIAL 8
4.2 RESERVAS 9
4.2.1 Reservas de Lucros: 9
A. Reserva Legal 9
B. Reservas Estatutárias 9
C. Reserva para Contingência 10D. Reserva de Retenção de Lucros 10
E. Reservas de Lucro a Realizar 10
F. Reserva Especial para dividendos obrigatórios não-distribuídos 10
4.2.2. Reservas de Capital 11
4.2.3. Reservas de Reavaliação 11
4.3. FORMAÇÃO DE RESULTADOS 11
4.4. FORMAÇÃO DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO 12
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15












INTRODUÇÃO
O objetivo da contabilidade é ocontrole do patrimônio e o fornecimento de informações sobre o mesmo aos seus usuários, sendo o objeto da contabilidade o patrimônio de uma entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorrem nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da suafinalidade, que pode, ou não, incluir lucro. Podemos destacar dentro dos componentes patrimoniais os bens que estão relacionados aos materiais e imateriais, aos direitos, as obrigações e ao patrimônio liquido, com seu capital social, suas reservas e pela formação de resultados e formação do patrimônio liquido, que corresponde ao quanto de lucro ou prejuízo uma empresa está obtendo.DESENVOLVIMENTO


1. BENS


Um bem é demandado, porque é útil, a utilidade é a capacidade que tem um bem de satisfazer uma necessidade humana.
Os bens são classificados quanto à sua raridade: bens livres e bens econômicos.
Bens livres: são aqueles que existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano, ou seja, sua utilizaçãonão implica relações de ordem econômica, bens livres não possuem preço, isto é, tem preço zero, como o mar, a luz solar, o ar. O ar é um bem livre, pois a terra oferece ar para todas as pessoas em quantidades maiores do que as desejadas por todos os indivíduos.
Bens econômicos: são relativamente escassos e supõe a ocorrência de esforço humano na sua obtenção, por esse motivo, possuem preço, ouseja, preço maior que zero. A escassez de recursos disponíveis acaba gerando a escassez de bens econômicos. A Economia estuda as necessidades humanas que podem ser satisfeitas por bens que não sejam gratuitos, mas que o homem precisa fornecer.
Mas são os bens econômicos que envolvem a contabilidade, pois além de satisfazer as necessidades humanas ainda podem ser definidos como tudo aquilo capazde ser avaliado economicamente.
Os bens econômicos se classificam quanto à sua natureza: bens materiais e bens imateriais (ou serviços).
Bens materiais são de natureza material, tangíveis, com existência física; classificam-se quanto ao seu destino em:
*Bens de numerários: são as disponibilidades financeiras que proporcionam liquidez imediata às organizações ou todo o procedimento quedisponibilize dinheiro para as movimentações da empresa, exemplo: caixa, bancos, aplicações financeiras.
*Bens de venda: são os bens adquiridos ou produzidos destinados a venda e constituem o objeto da empresa. Nas empresas industriais são constituídos por: matéria prima, produtos em elaboração, produtos acabados, no comercio pelos estoques de mercadorias conforme o seguimento.
*Bens fixos ou...
tracking img